Desde que retornou à Ferrari, no início do ano passado, Kimi Raikkonen andava ofuscado por seus companheiros de equipe - primeiro por Fernando Alonso, e agora por Sebastian Vettel. Neste domingo, no entanto, o finlandês finalmente saiu da sombra de outro piloto para ser o protagonista da escuderia italiana. Em segundo, logo atrás de Lewis Hamilton, o "Homem de Gelo" conquistou seu primeiro pódio desde o GP da Coreia do Sul de 2013, quando ainda corria pela Lotus.
- Nós tivemos uma boa corrida hoje. Acredito que precisamos seguir trabalhando e melhorando todo o carro. Tenho certeza que continuaremos avançando e poderemos ser competitivos em cada fim de semana. Estou muito feliz com a equipe e acho que as pessoas não esperavam que estivéssemos em uma posição tão boa assim depois dos problemas do ano passado - afirmou o piloto de 35 anos.
Com seu típico semblante sério, Kimi Raikkonen exibe troféu no pódio do GP do Bahrein (Foto: Reuters)
Campeão mundial de 2007, em sua primeira passagem pela Ferrari, Raikkonen conseguiu o bom resultado em Sakhir após uma arriscada estratégia de pneus, calçando pneus macios em seu último pit stop. O finlandês não conquistava um pódio pelo time de Maranello desde o GP da Itália de 2009. Além disso, cravou a volta mais rápida da corrida - a 41º da carreira - e empatou com o francês Alain Prost neste quesito. O recorde pertence a Michael Schumacher, dono de 77 voltas mais rápidas.
Apesar do bom momento da Ferrari, que se isolou como segunda força do grid, o "Homem de Gelo" começou a temporada com um abandono na Austrália, provocado por erro dos mecânicos durante um pit stop. Nas duas etapas seguinte, incluindo a Malásia, onde o companheiro Vettel venceu, o finlandês foi 4º. Agora, empolgado com o pódio deste domingo, Kimi já vislumbra mais vitórias da escuderia nas próximas corridas.
- Nós vamos passar a vencer mais corridas. Temos que ser pacientes e continuar o trabalho que estamos fazendo, e então vamos avançar mais. Todo o pacote já melhorou. O carro avançou muito, temos mais downforce e a pilotagem está melhor. Todos os setores avançaram, e esta é a chave. As pessoas estão trabalhando juntas, e isso nos ajudou a atingir o ponto em que estamos agora - analisou o finlandês.
No Bahrein, Raikkonen superou pela primeira vez o companheiro Sebastian Vettel (Foto: EFE)
Com o segundo lugar no Bahrein, Raikkonen superou Felipe Massa no Mundial de Pilotos, em quarto. O finlandês soma agora 42 pontos e está atrás do companheiro Sebastian Vettel, 5º colocado na corrida deste domingo e dono de 65 pontos. Hamilton lidera o ranking com 93 pontos. A Fórmula 1 segue agora para a Europa, com o GP da Espanha, no dia 10 de maio. Fique ligado no classificação oficial e no calendário completo!
Por: formula 1
0 comentários:
Postar um comentário