Deutsche Telekom retoma disputa com Vodafone por clientes corporativos

Vodafone: Deutsche também está mirando empresas menores e clientes internacionais (Bloomberg)

(SÃO PAULO) - Após perder grandes contratos com clientes como Airbus Group NV e Deutsche Bahn AG para a Vodafone Group Plc, nos últimos meses, a Deutsche Telekom AG está tentando recuperar terreno.

O novo diretor de telecomunicações corporativas da operadora, Patrick Molck-Ude, diz que está preparado para reduzir os preços e reconquistar clientes com redes mais poderosas e serviços adicionais. Na primeira entrevista desde sua nomeação, em janeiro, Molck-Ude disse que também está mirando empresas menores e clientes internacionais para retomar o crescimento de receita em sua unidade.

Os negócios com grandes corporações alemãs eram algo em que a empresa, que detinha o monopólio da telefonia na Alemanha, podia confiar. Isso antes de a inglesa Vodafone começar a abocanhar negócios com preços agressivos. Os clientes corporativos respondem por mais de 20 por cento das receitas das duas empresas e são cada vez mais lucrativos em um momento de recuperação da economia da Europa, com as companhias começando a enfocar suas estratégias na expansão global.

“A ordem é clara -- temos que segurar os clientes atuais, desde que isso seja economicamente viável --”, disse Molck-Ude, 48, por meio de uma chamada por vídeo, da sede da Deutsche Telekom, em Bonn. “Internacionalmente, nos vemos como os atacantes”.

Em todo o mundo, a oferta de conexões de chamada e dados às empresas forma um mercado de US$ 500 bilhões, segundo a empresa de pesquisas IDC.

Deutsche Bank

O negócio corporativo, que também inclui gestão de computadores, contratos de nuvem e produtos de software, gerou 14,5 bilhões de euros (US$ 16 bilhões) em receita no ano passado, ou 23 por cento do total da Deutsche Telekom. A Vodafone consegue 27 por cento de sua receita de serviço com clientes empresariais, ou cerca de 10,7 bilhões de libras (US$ 16,5 bilhões), segundo os dados do ano fiscal que terminou em março de 2014.

A Vodafone vem usando sua rede internacional em dezenas de países para tornar os contratos globais mais baratos para os clientes, oferecendo preços que a Deutsche Telekom tem tido problemas para igualar. A empresa britânica entrou no negócio dos clientes corporativos em grande estilo, passando de 57 clientes em 2007 para mais de 1.700, segundo Jan Geldmacher, que dirige a divisão global de empresas da Vodafone.

Neste ano, a empresa firmou um contrato para gerenciar as conexões globais do Deutsche Bank AG. Essa vitória mostra como grandes empresas multinacionais estão buscando maneiras de cortar custos, disse Geldmacher. A Vodafone conseguiu combinar contratos separados de 28 países diferentes em um só, o que ajudou o banco a economizar dinheiro com uma estrutura simplificada.

Vantagem da Telekom

“O preço se tornou o argumento principal para muitos clientes e a Vodafone tem aproveitado isso muito bem”, disse Wolfgang Donie, analista do Norddeutsche Landesbank Girozentrale em Hanover. “A longo prazo, o fator decisivo será a qualidade das redes e eu acho que é aí que a Deutsche Telekom está em uma boa posição”.

A AT&T Inc., a Verizon Inc., a Orange SA e a Nippon Telegraph Telephone Corp. são algumas das empresas peso-pesado que estão lutando pelos contratos com clientes corporativos. Para se defender será necessário reduzir os preços em alguns casos, disse Molck-Ude. O importante é que os contratos como um todo, incluindo serviços adicionais, sejam lucrativos, disse ele.

Os clientes da Europa precisam ter seus escritórios e funcionários conectados fora de sua região doméstica, disse Molck-Ude. Isso vale especialmente para o chamado Mittelstand, grupo formado por pequenas empresas que é a espinha dorsal da economia alemã, praticamente não atendido, disse ele. Molck-Ude também está estudando países dentro e fora da Europa, incluindo EUA, Brasil e México, e planeja tomar a decisão a respeito de onde investir nos próximos meses.


Por: InfoMoney : Tecnologia

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