Musk: ninguém ainda consegue armazenar grandes volumes de energia para distribuição (David Paul Morris/Bloomberg)
(SÃO PAULO) - O bilionário Elon Musk acredita que pode abrir caminho para um futuro melhor para a energia transformando as baterias em formato de colchão do carro elétrico da Tesla em pilares verticais para que possam ser usados para prover energia a casas, empresas e até concessionárias de eletricidade.
Na quinta-feira, Musk revelará uma nova geração de baterias desenvolvida para armazenar volumes cada vez maiores de energia solar e eólica. Se ele acertar, a Tesla Motors Inc. terá inventado um segundo negócio significativo para uma tecnologia originalmente desenvolvida para seus veículos elétricos -- e ganhará uma base de apoio em um setor que deverá gerar dezenas de bilhões de dólares em uma década.
Ninguém na indústria de eletricidade jamais foi capaz de criar uma forma rentável de armazenar grandes volumes de energia para uma posterior distribuição. A Tesla está apostando que a sua enorme “megafábrica” de US$ 5 bilhões, atualmente em construção perto de Reno, Nevada, possibilitará a produção massiva necessária para reduzir o custo das baterias e torná-las competitivas para um amplo leque de clientes, incluindo fornecedores tradicionais de eletricidade.
A Tesla programou um evento para quinta-feira em seu estúdio de design em Hawthorne, Califórnia, para anunciar uma bateria doméstica da Tesla e também aquilo que a empresa chamou na semana passada, em uma nota a investidores, de “uma enorme bateria com escala para concessionárias”.
“O que quer que a Tesla anunciar na quinta-feira será só o começo”, disse Peter Rosegg, porta-voz da Hawaiian Electric Co., onde 12 por cento dos clientes da concessionária têm painéis solares no telhado. “A Tesla não precisa ir atrás de mercado -- o mercado irá até eles --. Estamos muito ansiosos para ver o que eles têm a dizer”.
Negócio em ascensão
A Tesla, que tem sede em Palo Alto, Califórnia, está de olho em um negócio que deverá ter um enorme crescimento. À medida que residências, empresas e concessionárias utilizam mais energia renovável gerada pelo sol e pelo vento, a necessidade de fornecer uma energia confiável aumenta.
As baterias podem ser usadas para armazenar eletricidade durante as horas de pico de produção para distribuí-la depois, quando o sol não estiver brilhando ou não houver vento.
Um relatório de janeiro da Navigant Research estima que a receita mundial com armazenagem de energia em escala de rede poderia totalizar mais de US$ 68 bilhões até 2024 com a multiplicação dos recursos renováveis e as operadoras das redes de eletricidade estão buscando formas de equilibrar sua cesta de ativos de geração.
A Tesla já está fornecendo baterias para residências e empresas como a Wal-Mart Stores Inc. por meio de projetos-piloto e de um acordo de fornecimento com a SolarCity Corp., uma sociedade que gerou US$ 2,7 milhões em receita para a Tesla em 2014, segundo um fato relevante recente. O montante representa menos de 0,1 por cento da receita total da fabricante de veículos no ano passado.
Pensando grande
Mas a Tesla está pensando de forma muito mais ousada e diz em seus anúncios de emprego que seu negócio de armazenagem de energia em breve aumentará para bilhões em vendas. Musk planeja combinar as forças das baterias de íon-lítio patenteadas pela empresa, que atualmente podem mover um carro por cerca de 425 quilômetros por recarga, com seu expertise em softwares de gestão de energia.
“A Tesla não irá apenas vender baterias à SolarCity”, disse Ben Kallo, analista da R.W. Baird Co. “Eles venderão a desenvolvedores de projetos, desenvolvedores eólicos e solares e diretamente às concessionárias de energia. O produto residencial não será de grande impacto, mas os números são muito grandes no lado das concessionárias”.
A Tesla enfrentará a concorrência de outras fabricantes de baterias, como a coreana LG Chem Ltd., de distribuidoras de energia consolidadas dos EUA, como a AES Corp., e de startups como a JLM Energy Inc. A empresa terá que superar obstáculos regulatórios em um mercado americano com graus variados de subsídios e incentivos para a tecnologia em cada estado.
As concessionárias de energia, mais cautelosas por natureza, têm sido morosas na adoção da armazenagem para uso próprio.
“A armazenagem não se encaixa nitidamente às categorias de transmissão, distribuição ou geração. Por isso, pode ser difícil para as concessionárias justificar o investimento em projetos de armazenagem”, disse Brian Warshay, analista da Bloomberg New Energy Finance. “Algumas concessionárias, assim como as empresas da Califórnia de propriedade de investidores, estão adotando a armazenagem porque sua reguladora basicamente disse que elas precisavam fazê-lo”.
Por: InfoMoney : Tecnologia
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