Durante séculos ele foi tratado como um rio. Depois de estudos cuidadosos de pesquisadores gaúchos, a conclusão foi que na realidade se tratava de um lago. E dos grandes – a bacia hidrográfica do Guaíba ocupa quase 30% do território do Rio Grande do Sul. Pra complicar mais um pouco, uma das mais importantes ruas de Porto Alegre, que antes ficava de frente para o lago (ou rio), se chama Rua da Praia.
Percebeu o tamanho da confusão? Então bora descomplicar: por mais que esse assunto gere polêmica, é certo que ninguém duvida da importância do Guaíba. Para quem é de POA, o Guaíba é tudo. É lá que você vai encontrar o pôr do sol mais lindo do sul do Brasil, pelo menos segundo os gaúchos. Também é lá que uma multidão se reúne, todos os domingos, para relaxar em frente à Usina do Gasômetro. E, como não poderia deixar de ser, é ali que está uma das atrações mais concorridas de POA: o passeio de barco no Guaíba.
Veja também: O que fazer em Porto Alegre
Ver a cidade do meio do lago virou minha obsessão assim que pisei no Rio Grande do Sul. Aproveitei que estava caminhando pelo centro para tentar fazer o passeio pela primeira vez, na tarde de uma quinta-feira. O cais de onde saem os barcos fica pertinho do Mercado Público de Porto Alegre – basta atravessar uma rua e você vai ver uma passagem subterrânea que leva até lá. A empresa que opera o passeio mais tradicional é a Cisne Branco.
O problema é que Porto Alegre (infelizmente) ainda não é uma cidade que a gente possa chamar de turística, mais ou menos como acontece com a minha Belo Horizonte. Foco no “ainda”, afinal POA é cheia de atrações e vai, aos poucos, mostrando que o Rio Grande é muito mais que Gramado e Canela.
Mas voltemos ao que interessa: o problema. O passeio de barco sai diariamente, às 15h, independente do número de interessados. Além disso, há saídas também em outros horários (10h30, 16h30 e 18h). Só que as outras saídas do dia – incluindo a das 17h, que permite ver o pôr do sol – só ocorrem se o quórum for de pelo menos 20 pessoas.
Cheguei no cais para o passeio das 16h30. Só eu – não tinha mais nenhum interessado em fazer o passeio naquele horário. A solução foi voltar lá no sábado, também às 16h30, quando eu encontrei até uma fila para embarcar no barco. Portanto, deixe o passeio de barco para o fim de semana, de preferência combinando com um almoço no Mercado Público.
Veja também: Onde ficar em Porto Alegre
Como é o passeio de barco no Guaíba
O passeio dura cerca de uma hora e conta com um audio guide, serviço disponível em inglês, espanhol e, claro, português. Basta procurar sua mesinha, pedir o que você quiser beber (ou comer) e curtir o visual. O barco passa perto de casas de férias do pessoal de Porto Alegre, de várias ilhas e chega pertinho da Ponte Getúlio Vargas, que corta o rio que virou lago.
Aos poucos você volta para POA, com vista do centro da cidade e até da Zona Sul, onde está a Arena do Grêmio, por exemplo. No meio do caminho rolam vários encontros com outros barcos e jet skis. O passeio termina no mesmo lugar que começou. Anote as informações práticas:
Passeio de Barco pelo Guaíba – Cisne Branco
Saídas: 10h30min, 15h e 16h30min e 18h
Preço: R$ 28 (crianças de até 5 anos não pagam, entre 5 e 10 anos pagam meia).
Local de saída: Av. Mauá, 1050, Centro.
É possível agendar pela internet, no site do Cisne Branco, mas, numa boa, não acho que seja necessário. Basta chegar lá e comprar seu ingresso, garantindo assim mais flexibilidade no roteiro.
Por outro lado, vale a pena reservar os tours especiais. É que a empresa também oferece um tour que inclui almoço e outro, aparentemente mais interessante, que dura cinco horas, inclui jantar completo e bebidas, até alcoólicas.
O preço deste tour, feito num barco que tem até pista de dança, é bem mais salgado (R$ 145), mas parece ser uma experiência interessante. Esse passeio só ocorre por demanda – eles incrementam a programação em datas especiais, tipo o Dia das Mães. Por isso vale a pena ficar de olho no site da empresa para verificar quando outros passeios estarão disponíveis.
Além da Cisne Branco, o Porto Alegre 10 também faz passeios pelo Guaíba, mas com saídas da Usina do Gasômetro. Você consegue mais informações sobre esse tour aqui.
O post Passeio de barco no Guaíba, em Porto Alegre apareceu primeiro em 360meridianos.
Por: 360meridianos
0 comentários:
Postar um comentário