Blub Berlim: explorando um spa abandonado

Busque a hashtag #urbex no Instagram e você vai encontrar um monte de fotos de lugares abandonados, ruínas e grafites. O termo é um diminuitivo para “Urban Exploration”, ou seja, exploração urbana. E envolve entrar (com autorização ou não) em prédios abandonados ou espaços proibidos de prédios ativos, como o telhado ou a sala das máquinas.

Eu nunca tinha feito nada parecido até ser convidada pelo pessoal do Fotostrasse, uns amigos aventureiros e que são exploradores por natureza. Quando estive em Berlim, em março, eles levaram um grupo de blogueiros para explorar um lugar “fácil” de entrar. Um spa abandonado na região de Neukölln, o Blub Berlim.

Blub Berlim spa abandonado

Blub é o diminutivo para “Berlin air and bathing paradise”. O parque aquático e spa foi construído em 1985 e era um sucesso, até ser invadido por ratos, provavelmente vindos do canal que fica ao lado. Sofrendo com os problemas de aumento de roedores e queda de clientes, o Blub foi oficialmente fechado em 2005.

Blub Berlim

Hoje, o lugar é um paraíso para “Exploradores Urbanos”, porque é relativamente fácil de entrar, relativamente seguro, e rende muitas fotos dos grafites e contrastes dos espaços abandonados. Eu não sei se era a hora do dia, ou se nosso grupo era muito barulhento, mas não encontramos nenhum rato por lá durante a visita.

Blub abandonado Berlim

Blub Berlim parque aquatico

Segundo um artigo do The Guardian, as ruínas do Blub vão ser destruídas no final de 2015, porque um consórcio alemão comprou o espaço para construir apartamentos de luxo, que devem ficar prontos até 2020. Se você quiser tentar a sorte e checar se ainda dá para explorar o Blub enquanto ele existe, tenha em mente que podem haver seguranças rondando o local – ou quem sabe você vai se deparar com uma festa por lá.

Entrada Blub Berlim

A entrada nada secreta. Não vou dar o endereço por questões legais, mas quem quiser consegue achar no Google

Detalhes blub berlim

O post Blub Berlim: explorando um spa abandonado apareceu primeiro em 360meridianos.


Por: 360meridianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário