Novidades:
Pesquisando...

Os pontos turísticos de São Luís, no Maranhão

Todo mundo queria São Luís. É por isso que a cidade fundada por franceses, invadida por holandeses e depois conquistada por portugueses guarda um dos maiores Patrimônios Históricos do Brasil. A capital do Maranhão nasceu em 1612 – portanto, tenha em mente que estamos falando de uma cidade com quatro séculos de vida.

Com nome em homenagem a rei francês, a maior marca da cidade é bem portuguesa: os azulejos, que chamam atenção nos casarões do imenso centro histórico. Praias, lagoa, restaurantes e museus completam a lista de pontos turísticos de São Luís. Vamos conhecê-los?

Veja também: Onde ficar em São Luís

Centro Histórico de São Luís

Centro Histórico de São Luís

400 anos de vida não são qualquer coisa. É por isso que o Centro Histórico de São Luís, que foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 1997, conta com cerca de três mil imóveis tombados pelo estado. São casas, prédios, igrejas, palácios e casarões, cada um mais bonito que o outro. E com muitos azulejos, claro.

Pontos turísticos de São Luís

Apesar da grandiosidade, chama atenção a falta de conservação de alguns desses espaços. E olha que partes do Centro Histórico foram revitalizadas recentemente. A estrutura turística também não é das melhores – faltam hotéis e bons restaurantes.

Embora a área seja um exemplo de potencial turístico desperdiçado, não dá para negar a beleza das ruelas e casarões, cada um mais fotogênico que o outro. Segundo a Wikipédia, os azulejos, além de uma moda portuguesa, foram uma uma tentativa de lidar com o clima quente da cidade, tornando a temperatura das casas mais agradável.

São Luís, Maranhão

Além de perambular pelas ruas, vários prédios merecem sua visita, sem que seja só para ver a fachada. Um deles é o Teatro Arthur Azevedo, idealizado durante a era de ouro do ciclo do algodão e inaugurado em 1817. É possível visitar o interior do prédio, que abre das 14h às 16h, entre terça e sexta. A entrada custa R$ 2. Detalhes e programação de eventos no site oficial.

A Catedral de São Luís é outro marco da cidade. Antigo prédio jesuíta, essa é uma das construções do centro histórico que foram tombadas pelo Patrimônio Histórico.

pontos turísticos de São Luís, MA

Ali perto, seguindo pela Avenida Dom Pedro II, está o Palácio dos Leões, a sede do governo do Maranhão.  O local de trabalho dos poderosos do estado fica ali desde a chegada dos franceses, que instalaram um forte no alto de uma elevação com vista para a baía. Mais tarde a fortificação foi transformada em um palácio com três mil metros quadrados. É possível visitar o interior do prédio, mas isso depende da agenda do governador. Se resolver não entrar, aproveite para apreciar a vista e para conhecer também o Palácio de La Ravardièr, a sede da prefeitura de São Luís. 

Já a Casa do Nhozinho é um museu dedicado a arte e a cultura popular do Maranhão. O casarão do século 19 tem três andares abertos ao público e a visitação é de graça. O tal do Nhozinho é na realidade Antônio Bruno Pinto Nogueira, que foi um importante artista do estado.

Também importante é o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, que fica num solar erguido em 1836. O museu funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e a entrada custa R$ 5. Entre outras coisas, nesse museu você vai descobrir como era morar em São Luís nos séculos passados. Outro museu é o Centro de Cultura Popular, também chamado de Casa da Festa, que reúne objetos e conta a história de festividades religiosas maranhenses. Funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 18h.

Azulejos em São Luís

Reinaugurada no fim de 2014, Casa do Maranhão é o mais novo museu e centro cultural da cidade. O projeto foi feito com verba do chamado PAC das Cidades Históricas e tem por objetivo recontar a história de São Luís, desde a chegada dos franceses, passando pelo folclore e a cultura local, incluindo o Bumba Meu Boi e o reggae maranhense. Esse é um dos lugares que eu não tive oportunidade de conhecer – só vi a fachada -, mas que me arrependi de não ter entrado. Funciona das 9h às 17h (entre terça e sábado) e das 9h às 13 (aos domingos).

Também no Centro Histórico, a Fonte Ribeirão foi construída em 1796 e durante muitos anos foi parte importante na rede de água da cidade. Segundo a lenda, nas galerias dessa fonte viveria uma serpente que um dia irá destruir a ilha de São Luís.

E ainda tem Casa das Tulhas, uma construção do século 19 que foi transformada em feira aberta, a Feira da Praia Grande. Esse é um dos lugares para achar produtos regionais e tomar um copo de Guaraná Jesus. Já que o assunto envolve compras, vale falar também do Mercado Central. Valeu pelas fotos, mas não ficamos muito tempo por lá.

Mercado de São Luís, Maranhão

Por fim, o Convento das Mercês, que fica na outra ponta do Centro Histórico, mais perto do Mercado Central que do Palácio dos Leões. O convento estava fechado no dia, por isso não conseguimos visitá-lo. O prédio começou a ser construído em 1654 e parece estar em bom estado de conservação. Ao longo dos séculos, o prédio já foi cenário de algumas confusões, a última delas tendo sido a doação do edifício, por parte do governo do estado, à Fundação José Sarney. A Justiça determinou a devolução do prédio em 2009.

Convento de São Luís

As praias da capital do Maranhão

O Brasil tem três capitais que ficam em ilhas. Se Florianópolis e Vitória estão parcialmente no meio do mar, com parte das cidades em aéreas continentais, São Luís permanece totalmente ilhada. E num lugar especial, a ilha de Upaon-Açu, nome dado pelos tupinambás (que já viviam ali antes dos franceses chegarem) e que significa algo como Ilha Grande.

Toda essa introdução é para dizer o óbvio: há praias em São Luis. Muitas, afinal são 32 km de orla. Fui à praia em duas ocasiões, durante os três dias que passei em São Luís, o que prova que este blogueiro é mesmo mineiro. :) No entanto, devo alertar que as praias de São Luís estão impróprias para banho, segundo um relatório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Eu não sou muito de entrar na água – curto mesmo é tomar uma cerveja olhando para o mar -, então isso não foi um problema para mim. Em todo caso, anote os nomes de três praias da cidade.

Praia Ponta d’Areia. Fica pertinho da Lagoa da Jansen e a apenas quatro quilômetros do centro. Embora tenha boa infraestrutura e conte com quiosques, bares e restaurantes, não testei essa praia. E olha que meu hotel, o Stop Way, ficava por ali.

Praia do Calhau. Estive lá duas vezes. Uma praia bonita, com quiosques bons e um pôr do sol lindão. Cheguei até lá de ônibus, a partir da Praia Ponta d’Areia. Costuma ser apontada como a melhor praia da cidade.

Praia de São Marcos. Outra praia urbanizada. Por conta das ondas, é procurada por surfistas e praticantes de esportes náuticos.

Veja também: Como chegar aos Lençóis Maranhenses a partir de São Luís

pôr do sol em São Luís

A lagoa

Pistas de caminhada, ciclovias, uma área pública que é de fato usada pela população e vários bares e restaurantes. Assim é a Lagoa da Jansen, que fica pertinho da Praia Ponta d’Areia. E junto com a praia forma o  Parque Estadual da Lagoa da Jansen, uma área de 150 hectares que foi criada no fim da década de 90.

O destaque por ali é a vida noturna. Tanto a Lagoa quanto a Ponta d’Areia estão lotadas de bares. E, talvez você não saiba, mas o ritmo predominante de São Luís é o reggae, que mistura elementos africanos, caribenhos e ganha uma cara própria no Maranhão. O site Visite São Luís tem uma lista com indicações de bares e casas de reggae na cidade.

Pontos Turísticos de São Luís: outras atrações

Se você estiver no Maranhão em junho, então as festas de São João devem entrar no seu roteiro. No Maranhão, festa junina combina com bumba meu boi, que todos os anos atrai milhares de turistas, e claro, grande parte da população local.

Casas em Alcântara (MA)

Alcântara, bate-volta a partir de São Luís

E não deixe a cidade sem dar uma esticadinha até Alcântara, um bate-volta fácil de fazer a partir da capital. O centro histórico de Alcântara também é lindo e está bem mais conservado que o de São Luís.

O post Os pontos turísticos de São Luís, no Maranhão apareceu primeiro em 360meridianos.


Por: 360meridianos

0 comentários:

Postar um comentário