Para muita gente visitar um museu famoso é só um item a cumprir no checklist de viagem. Só porque alguém disse que ir a Paris e não visitar o Louvre é pecado capital, lá está a Monalisa nos roteiros de viagem de todo mundo. As pessoas passam pelo museu como uma obrigação, quase que só para poderem dizer “tá visto”. Depois é só ir embora para a próxima parada. Não é preciso que seja assim.
Visitar um bom museu pode ser algo divertido, instrutivo e interessante. Pode te ajudar a entender mais a história e o contexto político, econômico e cultural de um lugar, o que torna a viagem mais proveitosa e enriquecedora.
No entanto, se você é do time que fica facilmente entediado entre uma galeria e outra, existem alguns truques que podem fazer você gostar mais desse tipo de passeio. Mas, se depois de tentar isso tudo você concluir que museus realmente não são para você, largue mão dos checklists e gaste seu tempo de uma forma que te agrade mais.
Escolha o museu certo
Não é que eu não curta museus de arte, mas eu gosto muito mais de museus de história e que exibem coleções de civilizações antigas. Por isso, se eu só tenho tempo de incluir uma visita no meu itinerário, não vou optar por ver aquele com quadros famosos, ainda que esse seja o museu mais recomendado da cidade. Vou no museu que me interessa mais. Se tiver mais tempo, incluo os outros, conforme minhas prioridades.
Eu também evito encher meu itinerário de museus, porque também gosto muito de ver a cidade ao ar livre. Escolho dois ou três mais importantes e foco neles minha visita. Antes de montar seu roteiro, leia guias e blogs sobre a cidade, descubra quais são os museus que você pode visitar e veja qual deles te chama mais atenção. Não adianta nada perder uma tarde inteira no British Museum quando o que você queria mesmo era dar voltas no Museu de Ciências.
Prepare-se para sua visita
Não tente ver tudo, principalmente se você estiver indo a museus imensos, como o MET, o MoMA e o Louvre. Tentar fazer isso só vai te fazer voltar para casa com calos nos pés e com a energia drenada. Antes de sair de casa, visite o site do museu e leia relatos de quem já esteve lá. Planeje sua visita.
Descubra quais atrações estão disponíveis, quais delas mais te interessam e em qual andar ou ala elas estão localizadas. Isso vai evitar que você ande sem rumo pelos corredores e termine a visita morto de cansaço. Também ajuda a decidir se dá para ver tudo ali em uma tarde ou se é melhor quebrar a visita em dois ou três dias.
Essa pesquisa também ajuda a descobrir, por exemplo, se o museu está com alguma exposição temporária interessante, se eles têm tours guiados gratuitos (e os horários deles), além de outras informações que vão tornar sua visita mais proveitosa.
Visite com calma
Não tente espremer uma visita a um museu em um intervalo pequeno entre duas atrações. Reserve uma manhã ou uma tarde para isso. Se sobrar tempo, você sai no lucro. Caminhe pelos corredores com calma, em busca daqueles itens que você escolheu na sua pesquisa, leia as informações sobre cada um deles, reserve um tempo para parar no café do museu e ler as brochuras que te entregarem na entrada. Você vai aproveitar mais a visita se puder se aprofundar nas coisas que te interessam do que se tentar ver tudo de forma superficial. Passar correndo pelas galerias é o mesmo que não ver nada, um desperdício de tempo e dinheiro.
Alugue um audio-guide, contrate um guia, junte-se a um grupo de visitação
Quanto mais informação você tiver sobre o que está vendo, mais vai aproveitar a visita. Muitos museus possuem audio-guides que propõem diferentes circuitos pelo acervo, dando o contexto das peças e fatos interessantes. Algumas vezes, esses audio-guides são gratuitos, em outras são pagos, mas não costumam ser caros. Acreditem: vale o investimento.
Se você preferir mais contato humano, pode contratar um guia particular para te acompanhar na visita ou mesmo se juntar a um tour em grupo. Esses tours podem ser contratados em agências locais, mas muitos museus também oferecem esse tipo de atividade em horários e dias determinados – algumas vezes os tours são gratuitos.
Visite a loja de souvenires e a cafeteria
Reserve um tempo para relaxar no café e para vasculhar a loja de lembranças do museu. Essas lojas, em geral, possuem souvenires lindos e únicos, que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar da cidade. Leve para casa uma lembrança, um livro com as principais obras, um caderninho ou até jogos para crianças. Procure por itens que te lembrem das coisas que você mais gostou na visita.
O post Como aproveitar melhor uma visita a um museu apareceu primeiro em 360meridianos.
Por: 360meridianos
0 comentários:
Postar um comentário