Trens têm lá seu charme. Talvez pela escassez dessas locomotivas no nosso país, elas têm um apelo turístico diferente, com gosto de novidade. Mas, apesar de raros, os trilhos não são completamente inexistentes no Brasil e, muito por causa da exploração de ouro e, anos depois do minério de ferro, Minas Gerais ganhou sua cota de ferrovias no passado.
Hoje, muitas delas estão desativadas ou são subutilizadas, o que é uma pena. Uma dessas linhas que estavam tristes e abandonadas era a que ligava as cidades de Ouro Preto e Mariana, na Estrada Real, até que alguém teve a grande ideia de explorá-la turisticamente. Tcharam! Nasceu uma das atrações mais procuradas da região.
A ferrovia começou a ser construída em 1883 e foi essencial para o desenvolvimento da região. Só foi concluída, no entanto, em 1914, devido às várias dificuldades encontradas para transpor a topografia da região, que é cheia de altos e baixos. Já o passeio turístico no Trem da Vale só começou a ser operado em 2006. Antigamente, o trecho era percorrido em uma Maria Fumaça de época, mas essa locomotiva foi aposentada e substituída por uma a diesel, o que não é nem de longe tão legal, mas dá para o gasto.
O trem parte das estações ferroviárias de Ouro Preto e Mariana. Embora nenhuma das duas fique exatamente no centro das cidades, são facilmente acessíveis por uma curta caminhada. Só não fique com medo de encarar as ladeiras. Você pode tomá-lo sentido Ouro Preto / Mariana ou vice-versa, além de ter a opção de fazer uma viagem de ida e volta. Se tiver tempo antes de embarcar, explore os vagões-museu expostos nas estações: o Vagão Café de Ouro Preto, Vagão dos Sentidos, Vagão Sala de Histórias, o Vagão Sonoro Ambiental, Vagão Oficina e o Vagão Biblioteca da Estação de Ouro Preto.
Os cinco vagões de passageiros seguem o estilo do século 19, com bancos e interiores de madeira. Um deles é panorâmico e garante uma vista privilegiada a quem se dispõe a pagar mais por isso. Em vagão panorâmico ou não, para garantir as melhores fotos, sente-se do lado direito do trem se viajar no sentido Ouro Preto – Mariana. Nós ficamos de outro lado e perdemos toda beleza.
E que beleza! O trem passa por vales, montanhas, mata, cachoeira, túneis e rios. Dá para ver as casinhas históricas se despedindo de nós quando deixamos Ouro Preto e nos saudando ao chegar a Mariana. Um guia oficial dá informações detalhadas sobre o que vemos do lado de fora da janela e nos ajuda a prestar atenção nos pontos mais importantes da estrada.
Trem da Vale entre Ouro Preto e Mariana: Serviço
O post Passeio entre Ouro Preto e Mariana com o Trem da Vale apareceu primeiro em 360meridianos.
Por: 360meridianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário