Cachoeira de Santa Clara em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!
Na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, pertinho da divisa de Minas Gerais e São Paulo, ficam essas duas cidades que encantam por diferentes motivos, mas que são ambas lindas e simpáticas: chegou a hora de conhecer aqui no Vambora Visconde de Mauá e Penedo, cidades super turísticas, bem no caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Penedo: estilo de cidade europeia com a colonização finlandesa. Foto: GC/Blog Vambora!
Enquanto Penedo fica no “pé da serra” da Mantiqueira, Visconde de Mauá fica acima, sendo uns 30km de distancia entre as duas cidades. E enquanto Penedo é um ótimo destino familiar, Visconde de Mauá virou quase um reduto romântico, cheio de charme e tranquilidade, cada uma com seus encantos, perfeitas para conhecer num final de semana ou feriado prolongado.
Pequena Finlândia em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!
E a natureza na região ajuda a deixar tudo ainda mais bonito e interessante para o turista, com diversas cachoeiras lindíssimas e aquele clima gostoso de serra. Fomos na primavera e o calor já era perfeito para se refrescar nas cachoeiras de Visconde de Mauá. Já no inverno e meses mais frios, a lareira vira o elemento perfeito para curtir a noite.
Cachoeira do Escorrega, uma das mais famosas de Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!
Antigamente a região era vista como um reduto hippie mas hoje ambas as cidades atraem turistas à procura de aventura (com trilhas e cachoeiras), cultura (Penedo é conhecida também como “Pequena Finlândia, devido colonização finlandesa na região), gastronomia (com diversos restaurantes estrelados especialmente em Visconde de Mauá) e romance (pousadas e hotéis lindos não faltam por lá!). Ou seja, tem lugar para todo mundo em Visconde de Mauá e Penedo como vocês verão nas dicas aqui no blog nos próximos posts.
Café da manhã incrível e inesquecível da Pousada Tijupá em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!
Como chegar em Visconde de Mauá e Penedo
Para chegar em Visconde de Mauá, você passa por Penedo, o que acaba sendo uma ótima desculpa para visitar ambas cidades numa mesma viagem.
Há a possibilidade de ir de ônibus, porém ir de carro, pelo que vimos, é mesmo a melhor opção, especialmente para se deslocar dentro das cidades e curtir as atrações de cada uma. Especialmente no caso de Visconde de Mauá, o carro acaba sendo um ótimo aliado do turista, pois a cidade é formada na verdade por três vilarejos: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá (que fica bem na divisa entre Rio e Minas), ligados por pequenos trechos de estrada, às vezes asfaltada, às vezes de terra.
Visconde de Mauá é a parte mais rural e com mais cara de interior dos três vilarejos. Já Maromba é a vila mais popular, onde ficam a maior parte dos serviços e atrações da região. Por fim Maringá, na divisa entre Rio e Minas Gerais, é onde se encontram a maior parte dos restaurantes e lojas de artesanato.
Assim, atrações, restaurantes e hotéis ficam bem espalhados entre si, muitas vezes em vales e no alto de montanhas, fazendo do carro quase essencial para uma viagem mais confortável e para aproveitar melhor o tempo na região. Há ônibus locais, porém escassos e vimos também pessoas circulando entre os vilarejos de bicicleta, mas como a estrada é simples e de mão dupla, com ainda alguns trechos de terra (incluindo muitos buracos) e pouco iluminada a noite, não acho que seja a melhor opção para o turista de primeira viagem circular assim por lá. Por isso, se puder, vá de carro, é melhor!
Vista da Serra da Mantiqueira, na estrada entre Penedo e Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!
Para quem vem de São Paulo ou Rio, o caminho é pela via Dutra, pegando a saída do km 311, no trevo de Penedo, e dai mais 30km contornando a serra até Visconde de Mauá, tudo muito bem sinalizado. A estrada entre Penedo e Visconde de Mauá é totalmente asfaltada (desde 2011), mas é de mão dupla e cheia de curvas, então todo cuidado, especialmente em caso de chuva ou neblina.
Observação 1: Para quem vem de São Paulo, vale encher o tanque do carro antes da divisa dos estados, pois o preço do combustível em São Paulo é menor do que no Rio. Em Penedo e em Visconde de Mauá há postos, mas poucos e mais caros, então vale abastecer antes de chegar nas cidades.
Observação 2: Outra vantagem para quem vai de carro é poder parar nos mirantes ao longo da estrada entre Penedo e Visconde de Mauá, com lindas vistas da Serra da Mantiqueira. O mirante no alto da serra, por exemplo, tem 1300m de altitude.
Já quem quiser ir de ônibus para Visconde de Mauá ou Penedo, saindo de São Paulo, a Viação Cometa faz o trajeto São Paulo-Resende (já no estado do Rio de Janeiro). Já saindo do Rio de Janeiro, as empresas de ônibus Cidade do Aço e Sampaio também fazem o trajeto até Resende. Chegando em Resende há um ônibus da Viação Resendense que leva até Penedo ou Maromba, em Visconde de Mauá.
Para quem deseja fazer o trajeto direto de ônibus, seja para Penedo, seja para Visconde de Mauá, apenas a Viação Cidade do Aço realiza, sempre saindo do Rio de Janeiro. Só que enquanto as saídas para Penedo são diárias, a viagem direto Rio-Visconde de Mauá, acontece apenas na sexta-feira às 19h30. Quem deseja ir outro dia, deve fazer a viagem via Resende.
Nos próximo posts, vamos conhecer mais dessas duas cidades, dando todas as dicas do nosso roteiro de viagem, com o que fazer, onde comer e se hospedar. Vambora conhecer então Visconde de Mauá e Penedo!
*O Vambora! fez essa viagem a convite da Tereza Quinderé Comunicação.
***VEJA TAMBÉM:
– Hospedagem boa e barata no Rio de Janeiro, existe?
– 8 hotéis dos sonhos no Brasil para se hospedar
– Destino Especial Rio de Janeiro: todos os posts
Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora
Por: Blog Vambora
0 comentários:
Postar um comentário