Passeios em Jericoacoara: as lagoas da região

Apesar de ser o destino mais famoso do litoral do Ceará, a melhor parte de Jeri está longe do mar. Depois de passar um dia inteiro relaxando na Praia de Jericoacoara, os visitantes que alcançam essa parte do estado costumam ter que escolher entre dois passeios básicos. Entre um tour pelo litoral oeste, que inclui a Vila de Tatajuba, que foi soterrada por imensas dunas, e um tour pelo litoral leste, em que os viajantes conhecem as Lagoas Azul e Paraíso.

Lagoas que, na prática, são uma só – a Lagoa de Jijoca – mas que ganham nomes diferentes em cada trecho. Ela é formada pela água das chuvas, pode ter água azul-Caribe (ou, por que não, verde-Jeri), tem partes em municípios vizinhos e conta com restaurantes, espreguiçadeiras e as tão desejadas redes mergulhadas na água doce que tornaram esse pedaço do Brasil famoso até no exterior.

quando ir a jericoacoara

Veja também: O que fazer em Jericoacoara

Quando custa viajar para Jericoacoara

Quando ir para Jericoacoara: melhor época

Onde ficar em Jericoacoara: pousadas em hotéis

Você pode chegar nessas lagoas por conta própria, com o, digamos, transporte público fornecido por jardineiras, veículos adaptados para enfrentar a areia da região. A maioria dos turistas, no entanto, prefere comprar pacotes turísticos que incluem ainda outros pontos de interesse nos arredores de Jeri. Foi isso que eu fiz. Contratei meu passeio com a Jumentour. Com duração de cerca de 5 horas, o tour é feito de buggy, para até quatro passageiros (e o motorista).

Eu viajei com uma amiga e nós estávamos com o modo viajante econômico ligado, por isso preferimos dividir o valor do buggy com outros turistas, para diminuir o preço por passageiro. Com isso, fomos com um casal de turistas – a própria agência procura viajantes interessados em dividir o passeio com você. No fim, o investimento foi de R$ 120 por pessoa.

O passeio começou por volta das 9h, quando o motorista nos buscou no hotel. Depois de uma rápida parada em outra pousada, para buscar os dois turistas que dividiriam o buggy conosco, seguimos para o primeiro local do roteiro, a Pedra Furada. Eu já tinha estado ali no dia anterior.

A Pedra Furada pode ser alcançada a pé a partir de Jeri, por meio de uma trilha de cerca de três quilômetros pelo Morro do Serrote. A vantagem de ir por conta própria é fazer a visita na hora do pôr do sol, quando as cores do céu deixam tudo mais bonito. Em meados de julho o sol se põe exatamente no meio da pedra, espetáculo que não tive oportunidade de ver.

Jericoacoara, Ceará

Já a visita com a agência é feita na maré baixa, normalmente no meio da manhã. O buggy vai até a Praia da Malhada, onde os turistas descem e fazem o restante do caminho a pé. São cerca de vinte minutos de caminhada até a Pedra. Há vendedores ambulantes no começo e no final da trilha, já de frente para a Pedra Furada. Aproveite para comprar uma garrafa d’água. Depois de passar alguns minutos tirando fotos e admirando a vista, voltamos ao ponto onde o motorista nos aguardava com o buggy e seguimos viagem.

A parada seguinte foi na Árvore da Preguiça, na Praia do Preá. O vento sopra forte em Jeri, a ponto de empurrar dunas por cima de vilas e transformar a região num dos melhores pontos para winsrufistas e kitesurfistas em todo litoral brasileiro. E o mesmo vento que convida viajantes a abraçarem a preguiça, ao empurrar as redes mergulhadas nos lagos da região, tornou as árvores também preguiçosas, ao moldá-las com formatos como os da foto abaixo.

Passeios em Jericoacoara

A parada na Árvore da Preguiça é rápida: fotos, reconhecimento da região e água de coco com vendedores que ficam parados por ali. Em seguida seguimos para a Lagoa Azul, que naquele dia tinha água um pouco turva. Um restaurante simples, com cadeiras de plástico e várias redes, serve como apoio para os viajantes que resolvem ficar. Nosso grupo preferiu seguir viagem até a Lagoa Paraíso.

Quanto custa viajar para Jericoacoara

Fomos ao The Alchymist Beach Club, uma enorme barraca na Lagoa Paraíso, que, essa sim, estava bem mais esverdeada. Se a Lagoa era mais bonita, achei a barraca exagerada. Cadeiras de madeira, espreguiçadeiras enormes (e com taxa de uso), funcionários uniformizados e preços nada convidativos no cardápio.

Como chegar em Jericoacoara a partir de Fortaleza

Eu, que prefiro coisas simples, ficaria mais feliz numa barraca com cadeiras de plástico e clima mais informal, mas isso varia de viajante para viajante. Por isso que minha lagoa preferida em Jeri acabou sendo a da Torta, que visitei no outro passeio que fiz, aquele que inclui também a Vila de Tatajuba.

pousadas em Jericoacoara

Depois de algumas horas na Lagoa Paraíso, voltamos para Jeri. No meio do caminho o motorista passou por dunas enormes – e percorreu aquela imensidão amarela em alta velocidade, subindo e descendo as dunas, na parte mais radical do tour. Voltamos para a pousada no meio da tarde, com tempo para encerrar o dia num quiosque na Praia de Jericoacoara ou aproveitar o fim de dia na Duna do Pôr do Sol.

O post Passeios em Jericoacoara: as lagoas da região apareceu primeiro em 360meridianos.


Por: 360meridianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário