Novidades:
Pesquisando...

Como abrir uma conta em um banco na Espanha

Quando eu me mudei para Barcelona, uma das primeiras coisas sobre as quais eu procurei me informar foi como abrir uma conta em um banco espanhol. Eu não queria pagar as taxas do meu banco brasileiro toda vez que eu sacasse dinheiro ou perder preciosos euros nas péssimas taxas de conversão. Por sorte, o processo não é muito burocrático, mesmo com as regulamentações adicionais impostas pelo governo com a crise de 2008.

Se você está planejando ficar na Espanha por mais de seis meses, pode ser interessante abrir uma conta por aqui também. Há dois tipos de conta que um estrangeiro pode abrir: para residentes ou não-residentes, sem muitas diferenças nas taxas cobradas para cada uma delas.

Leia também: Como transferir dinheiro para o exterior

Escolhendo seu banco na Espanha

Escolha um banco grande, com uma boa rede de agências ou caixas eletrônicos. Na Espanha, há bancos privados e públicos, como no Brasil. Os públicos costumam ter taxas melhores e ser mais socialmente responsáveis, investindo, por exemplo, em infraestrutura e projetos culturais. Para identificá-los, basta ver se eles têm a palavra “caixa” ou “caja” no nome.

Principais bancos:

Os bancos em geral cobram uma taxa de administração de 15 a 30 euros, dependendo do banco e do seu tipo de conta. A La Caixa tem uma conta jovem para menores de 35 anos que não cobra taxas.

ING Direct

Esse foi o banco que eu escolhi, por isso posso falar melhor sobre como funciona. O ING Direct é um banco com poucas agências, mas com a premissa de que você pode resolver tudo pela internet. Por isso, ele não cobra taxas de administração, mas só abrem conta para quem tem o NIE espanhol (somente residentes).

Basta apresentar o documento em uma das agências e em cinco minutos a conta está aberta. Caso você escolha a opção sin-nômina (sem salario), precisa colocar 600 euros na conta todos os meses para se ver livre das taxas. O site deles é muito bom de navegar e eles também não cobram nada para fazer ou receber transferências, mesmo para outros países da União Europeia. Dá para sacar dinheiro sem cartão na agência deles ou nas caixas do Banco Popular, Banco Pastor e Banco March sem taxa de saque.

Contas para não-residentes

Você vai precisar apresentar apenas um passaporte válido ou outro documento de identidade válido no seu país. 15 dias depois de aberta a conta, você precisa justificar o seu status com um documento de não-residência expedido pela polícia, mas muitos bancos acabam não pedindo esse documento. Em teoria, a cada dois anos o banco vai checar com você se esse status se mantém.

O post Como abrir uma conta em um banco na Espanha apareceu primeiro em 360meridianos.


Por: 360meridianos

0 comentários:

Postar um comentário