Os relógios marcavam duas e meia da manhã quando eu chamei o Uber que me levaria para Guarulhos. O voo da Avianca para Lima, no Peru, exige que os passageiros sejam madrugadores: sairíamos às 5h55 da matina. Por outro lado, a vantagem é chegar na capital peruana cedo, às 9h da manhã, após 5h10 de voo e em condições de aproveitar o dia (e a gastronomia) da cidade.
A empresa colombiana Avianca, que em 2009 se fundiu com a caribenha TACA e há alguns anos passou a operar também no Brasil, ocupando o lugar e o nome da antiga OceanAir, virou a segunda maior companhia área da América Latina. Apenas a LATAM, fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, é maior. Nos últimos anos, a Avianca se tornou uma opção para voar para os Estados Unidos, para o Caribe e para outras partes da América do Sul a partir do Brasil.
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O voo da Avianca para Lima a partir de Guarulhos é diário – a volta do Peru para o Brasil sai sempre às 22h, horário de Lima, e chega em solo verde e amarelo às 4h55, hora brasileira. Os relógios no Peru marcam duas horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília. Além disso, a empresa também opera voos diretos para Lima a partir de Porto Alegre (diários, sempre às 6h25 e com volta às 22h30) e do Rio de Janeiro (diários, saída às 5h35 e volta às 21h30). Além da Avianca, a LATAM voa para a capital peruana.
Como foi minha experiência de voo
Voamos num Airbus A321, com 194 lugares, sendo 12 deles na classe executiva, que ocupa três fileiras na parte dianteira da aeronave, de duas em duas poltronas, e o restante na classe econômica, onde viajei e que tem os assentos distribuídos em fileiras de três. Na ida dei azar: fui no meio. Apesar disso, não achei desconfortável e tinha algum espaço para as pernas.
O ponto negativo, por outro lado, foi a falta de entretenimento de bordo individual. Tudo bem que o voo era de madrugada, tudo bem que ninguém tinha dormido direito e eu mesmo demorei poucos minutos para apagar, mas, mesmo assim, fez falta. E lembrando que o voo não é dos mais curtos – são mais de cinco horas!
A comida estava dentro do padrão de voos do mesmo tipo que já fiz pela América do Sul. Era simples, mas não comprometia. Pedi uma massa no voo de ida, comi o pãozinho e até as frutas, mas ainda deixei sobrar um pouco.
Dica importante, mas que eu mesmo deixei passar, até por não estar na janelinha: pouco mais de uma hora antes de pousar em Lima, o avião começa a sobrevoar os Andes. Se tiver oportunidade, pegue a câmera, abra bem os olhos e curta o visual, que, dizem os que viram, é um espetáculo. Como o voo de volta é noturno, nele não dá para ver nada.
Saímos de Guarulhos no horário e chegamos em Lima pontualmente. Por falar na cidade peruana, cabe elogios para o Aeroporto Jorge Chávez, que já foi indicado algumas vezes como o melhor da América do Sul, pela Skytrax Research.
O voo de volta, uma semana depois, também foi num A321. Mas com uma diferença: dessa vez tínhamos sistema de entretenimento individual, o que foi ótimo, já que embarcamos cedo, às 21h30, e eu ainda não estava com sono. Já dentro do avião, sentado no corredor (ufa!) houve um atraso de quase uma hora, período em que o piloto e técnicos ficaram na cabine tentando resolver algum problema.
Tudo resolvido, levantamos voo. Além do entretenimento de bordo, também gostei mais da comida no voo de volta, que continuou simples, mas estava mais interessante. Chegamos em Guarulhos com atraso, mas bem.
Fiz uma pesquisa de preços e descobri que o voo direto para Lima custa entre R$ 900 e R$ 1100, mais as taxas. Isso, claro, é uma estimativa – você pode achar tarifas mais baratas ou até pagar bem mais que isso, dependendo da época do ano. Ao contrário do que eu esperava, os voos a partir de Porto Alegre são até um pouco mais baratos – e mais curtos – que os que partem do sudeste.
*O 360meridianos viajou ao Peru a convite do Submarino Viagens e da PromPerú.
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Por: 360meridianos
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