Não tenha dúvidas: para qualquer pessoa (ou mesmo para o Google) que você pergunte onde comer um bom bacalhau em Lisboa, haverá uma resposta diferente. Só eu tenho uma listinha de três restaurantes para experimentar, sugeridos por amigos ou colegas blogueiros. Mas a minha indicação, sempre que alguém vem me perguntar onde comer bacalhau bom e barato em Lisboa, e onde eu levo “as visitas” que me acompanham na cidade, é o restaurante O Bacalhoeiro / A Licorista.
Eu descobri esse restaurante graças a indicação dos meus tios, que por sua vez, ouviram a dica de um taxista. Fica na Rua dos Sapateiros, uma das travessas da Praça do Rossio, ali na Baixa. Já voltei lá três vezes e posso atestar que a qualidade continua a mesma e também a simpatia dos garçons.
A história do restaurante também é curiosa, o que explica por que a casa tem esses dois nomes, com direito a duas fachadas diferentes. É que em 1917 foi fundado O Bacalhoeiro, um espaço dedicado a vender – como vocês podem imaginar – bacalhau. Ao lado ficava A Licorista, sede da Companhia Portuguesa de Licores, que tinha como ilustre cliente ninguém mais, ninguém menos que Fernando Pessoa, que diariamente ia tomar um cálice de vinho Palhete.
Inclusive, tem até foto dele que saiu no jornal com a legenda “Pego em flagrante ‘delitro'”
Em 1997 as duas casas juntaram-se e transformaram-se em um restaurante, mas preservando os nomes tradicionais e os espaços que constituem sua história.
No menu, claro, o bacalhau à Lagareiro, grande, grelhado, servido com batatas ao murro e brócolis, é meu favorito. O Bacalhau à Minhota também é famoso e bom, frito, com batatas fritas. Serio mesmo, é o bacalhau que mais curti comer em Lisboa e o preço é muito justo: 9 euros! Com vinho, entrada e sobremesa, a conta costuma ficar em torno dos 13 euros.
De entradinha na mesa costumam estar uma salada de polvo, pastel de bacalhau e pães. Lembrando que apesar das entradas serem pagas, você pode avisar o garçom numa boa se não quiser e ele recolhe e não cobra.
Há também outras opções de peixes e carnes para quem não estiver a fim de bacalhau, o que foi o meu caso na última vez. Acabei pedindo o bife de vazia grelhado, que veio com umas batatas fritas delícias – curti muito também.
O Bacalhoeiro / A Licorista
Rua dos Sapateiros, 218
Aberto de Segunda a Sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h15
Telefone para reservas: +351 21 343 1415
O post Onde comer bacalhau em Lisboa: dica de restaurante bom e barato apareceu primeiro em 360meridianos.
Por: 360meridianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário