Mark Zuckerberg: “o Facebook era um único app azul. Agora, é uma família de apps”
(SÃO PAULO) – O Facebook está abrindo seu app de chat para que outros desenvolvedores de softwares possam adicionar novas ferramentas que permitirão que as pessoas incluam vídeos, fotos e outras melhorias a suas conversas online.
O app, que tem 600 milhões de usuários mensais, também será expandido para incluir negócios que buscam comunicação coam seus clientes, que poderão rastrear encomendas, fazer reservas, entre outras coisas, disse o CEO do Facebook Mark Zuckerberg em uma conferência na quarta-feira em San Francisco.
Zuckerberg está usando a conferência para estreitar laços com desenvolvedores cujas ferramentas são essenciais para usuários que conversam usando aparelhos móveis. O Facebook também trabalha coam anunciantes, novas organizações e outras companhias para oferecer mais ferramentas e construir uma base de usuários mais ampla, o que ajudará a atrair mais dinheiro de marketing e afastar desafios trazidos pelo Twitter e pelo Google.
“O Facebook era um único app azul. Agora, é uma família de apps”, disse Zuckerberg.
Mais de 2.000 desenvolvedores de apps estão na conferência. Por conta do alcance do Facebook – a rede social tem 1,4 bilhão de usuários e mais de 1 milhão de anunciantes – muitos desenvolvedores usam as sas ferramentas para construir seus aplicativos em troca de acesso a usuários e anunciantes.
As ações do Facebook caíram 2,3% para US$83,39 às 14h24 em Nova York. Ainda assim, está próxima de suas altas recordes, impulsionada por otimismo sobre a possibilidade da companhia de atrair anunciantes e aumentar a base de usuários.
Messenger
Mais de 40 desenvolvedores já criaram aplicativos para o Facebook Messenger, disse o vice-presidente de produtos de mensagens David Marcus durante a conferência.
“Nós queremos reinventar a maneira de as pessoas e negócios se comunicarem”, ele disse. “Muitas empresas tentaram construir serviços de mensagens e muitas outras coisas, mas eles não são tão bons”.
Mensagens são uma peça chave da estratégia de Zuckerberg para atrair e manter novos usuários. O Facebook pagou US$18 bilhões no ano passado na compra do Whatsapp para impulsionar sua plataforma de comunicação. Na semana passada, o Facebook adicionou um serviço de pagamentos através do Messenger.
A Zendesk, que produz tecnologia de suporte ao cliente com base em nuvem, disse que está formando uma parceria com o Facebook. As varejistas online Zulily e Everlane foram as primeiras a usar o Zendesk no Facebook Messenger para oferecer serviços ao cliente, disse a Zendesk.
Notícias e dispositivos
O Facebook também disse estar trabalhando com empresas de mídia para integrar melhor seus artigos e conteúdos à rede social. Por exemplo, quando alguém comenta em um artigo do Huffington Post, esse comentário também aparecerá no post do Facebook. Isso começará a ocorrer com outros veículos, de acordo com a diretora de plataforma do Facebook Deborah Liu.
Além disso, o Facebook disse que a Parse, a plataforma da companhia para aplicativos móveis, poderá trabalhar coam outros dispositivos conectados à internet. Isso permitirá que desenvolvedores criem apps que, por exemplo, permitam que usuários abram os portões de sua garagem ou controlem as luzes de suas casas.
Os esforços do Facebook para melhorar funções é parte de seu esforço para gerar mais lucro com anunciantes. A companhia vem expandindo anúncios móveis conforme compete com companhias grandes como o Google e a Apple. Uma porção de 69% do lucro do Facebook no quarto trimestre veio de anúncios móveis.
Por: InfoMoney : Bloomberg
0 comentários:
Postar um comentário