Hamilton não dá chance a rivais e reina na China. Massa é 5º, Nasr, 8º


Não teve para ninguém no GP da China, válido pela 3ª etapa da temporada 2015. Lewis Hamilton coroou com uma vitória um fim de semana perfeito em Xangai, onde também fez a pole e liderou todos os treinos livres. O companheiro do britânico na Mercedes, Nico Rosberg, bem que tentou, mas novamente não foi capaz sequer de pressionar o bicampeão mundial, ficando em segundo. A Ferrari, que venceu a prova anterior com Sebastian Vettel, dessa vez não fez frente às Flechas de Prata. O tetracampeão ao menos conseguiu o terceiro lugar no pódio, seguido do parceiro Kimi Raikkonen, o quarto. Se não foi capaz de ameaçar a Mercedes, a equipe italiano, ao menos, mostrou estar um passo à frente da Williams. Felipe Massa levou a melhor no duelo interno com Valtteri Bottas, só não ficou distante dos carros vermelhos porque a corrida terminou sob bandeira amarela, para a retirada da STR do holandês Max Verstappen que ficou parado em plena reta de chegada na penúltima volta. Felipe Nasr, da Sauber, se sustentou entre o top 10, cruzou em oitavo e voltou a pontuar na Fórmula 1.


Esta foi a segunda vitória de Hamilton no ano, a 35ª na carreira. Com o resultado, o inglês da Mercedes abriu vantagem na liderança. Após três corridas disputas ele tem 68 pontos, contra 55 do vice-líder Vettel e 51 de Rosberg.


Hamilton alinhou na diagonal, determinado a fechar a porta de Rosberg e segurar a ponta largada. E assim fez. Vettel se manteve em terceiro, enquanto Raikkonen engoliu as duas Williams e pulou para quarto. Contrariando sua especialidade, Massa não largou bem, sendo superado por Kimi e Bottas. Mas ainda na primeira volta, o brasileiro recuperou a posição do companheiro de equipe. Já Nasr subiu para oitavo, ao ganhar a posição de Ricciardo, que demorou a partir e despencou para as últimas colocações.


Com dez das 56 voltas completadas, Hamilton mantinha uma vantagem de pouco mais de 1s sobre Nico. Os dois abriam gradativamente das Ferrari de Vettel e Kimi, que por sua vez, se distanciavam das Williams de Massa e Bottas. Maldonado deixou as duas Sauber para trás, empurrando Nasr para nono. Mais atrás, Hulkenberg se tornava o primeiro a abandonar com problemas no câmbio da Force India. Algumas voltas depois foi a ver de Kvyat deixar a prova após ver o motor Renault de sua RBR estourar e provocar um princípio de incêndio rapidamente controlado.


Após a primeira rodada de pit stops, poucas mudanças entre os dez primeiros. Hamilton seguiu na liderança, agora com uma vantagem ligeiramente maior sobre Rosberg. Vettel, Raikkonen, Massa e Bottas apareciam na sequência. Os pilotos da Williams apostaram em um segundo stint com pneus médios, enquanto os quatro primeiros preferiam os compostos macios. Maldonado ganhou a posição do parceiro de Lotus, Grosjean. Nasr e Verstappen fechavam o top 10. Voltas depois, o holandês passou o brasileiro e subiu para nono.


Enquanto Vettel ia para os boxes para o segundo pit stop após reclamar do desgaste dos pneus, Hamilton apertou o ritmo e começou a anotar as melhores voltas da prova. O britânico manteve a ponta confortavelmente depois de sua segunda parada, com 5s de vantagem sobre Rosberg. Massa seguiu à frente de Bottas. Nasr perdeu uma posição para Pérez, mas ganhou outra de Maldonado e seguiu em décimo. O venezuelano protagonizou o “mico” da corrida ao passar da entrada dos boxes e precisar ser empurrado.


Como Pérez precisava fazer uma terceira parada para colocar os pneus médios, Nasr voltou à nona colocação. A corrida seguia sem alterações no pelotão da frente até o fim. Lá atrás, o destaque ficou por conta do duelo de Ricciardo e Ericsson pelo pontinho destinado ao décimo colocado, além do toque de Button em Maldonado ao tentar ultrapassar o venezuelano da Lotus, que acabou abandonando. Nasr ainda ganhou mais uma posição na penúltima volta, com a quebra de Verstappen, que vinha se destacando na sétima colocação. Como a STR do holandês ficou parada em plena reta de chegada, o safety car foi acionado e ficou na pista até a última volta.





Por: formula 1

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