19/04/2015- 02h00
JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE CALAFELL (ESPANHA)
O lançamento do novo XC90 tem sabor especial para os suecos: "É o primeiro projeto desde que a Volvo voltou a ser Volvo", dizem executivos da empresa.
Depois de 11 anos no grupo Ford, a fabricante foi comprada em 2010 pela chinesa Geely, que deu liberdade de ação para os engenheiros.
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Volvo XC90 estreou globalmente com versão First Edition |
Como toque sutil da volta às origens, as luzes diurnas de LEDs nos faróis formam o "Martelo de Thor", um símbolo bem sueco.
O XC90, que já era grande, ficou maior. Agora tem 4,95 m de comprimento, 18 cm a mais que a geração anterior (2002). Embora pese mais de duas toneladas, está 125 kg mais leve que antes.
As versões 2.0 a gasolina (320 cv) e 2.0 a diesel (225 cv), ambas turbo, chegam ao Brasil ainda neste semestre.
O interior abriga bem cinco adultos, com silêncio e muito luxo. Cuidadosa, a fabricante recomenda que os dois assentos extras traseiros (dobráveis) só sejam usados por pessoas com até 1,70 m.
A estética é bem Volvo, inclusive nas lanternas verticais que acompanham as colunas traseiras.
Contrariando a moda atual de vidros pequenos, o XC90 revive momentos luminosos com ampla área envidraçada e teto solar.
A versão híbrida T8, que ainda não está confirmada para o Brasil, é a melhor. Pode-se rodar em silêncio apenas com o modo elétrico funcionando, ou então ter 400 cv de potência combinada quando o motor a gasolina entra em cena.
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Luzes diurnas de LEDs nos faróis formam o "Martelo de Thor", um símbolo sueco |
A opção a diesel tem ótimo torque e trabalha em baixa rotação graças ao câmbio automático de oito marchas (comum a todas as versões).
Apesar de potente, a versão T6 (a gasolina) tem o ruído agudo típico de um motor com quatro cilindros -o antigo motor de cinco cilindros era mais suave.
A Volvo mantém a obsessão por segurança, e o XC90 conta até com radar e laser para antecipar frenagens e desvios em emergências.
Muitos botões sumiram, restando apenas alguns para funções essenciais, como o acendimento de luzes. O restante foi para uma tela estilo tablet.
Mesmo com tanta eletrônica, ao volante logo se percebe que a Volvo voltou a ser Volvo com os novos XC90.
Por: Folha de S.Paulo - Classificados - Veículos - Principal
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