Novidades:
Pesquisando...

7 roteiros de viagem para 7 dias em Portugal (ou mais!)

Se tem uma coisa que eu aprendi sobre Portugal depois de um ano vivendo aqui é que este país pode até ser pequenino em extensão territorial, mas é gigante em lugares interessantes para visitar. Me dá uma séria crise de FOMO toda vez que eu abro um mapa ou guia, pensando na quantidade de lugares lindos que eu ainda não conheci por aqui.

Digo isso porque o título deste post é meio problemático em si, tendo em vista que uma semana em Portugal é muito pouco. Mas tem tanta gente que vem me perguntar o que fazer no país nesse curto período, que resolvi montar alguns roteirinhos espertos, meio corridos, mas que dão uma visão geral das regiões da terrinha.

Se você tiver mais tempo, melhor. Pode ampliar a quantidade de dias em cada cidade ou combinar mais de uma das ideias de roteiro dentro do seu tempo disponível. Para se locomover no país, você pode recorrer à malha ferroviária, ao excelente sistema de ônibus ou alugar um carro. Sempre é necessário pesquisar com antecedência, mas tenha em mente que quanto mais vilas e aldeias no centro do país você quiser visitar, menos transporte público estará disponível.

Ficaram de fora regiões muito especiais, mas que eu ainda não conheço, com todo o Sul: o Algarve e Alentejo e a região do Minho e Norte. Mas em breve teremos conteúdo desses lugares por aqui e acrescentarei essas ideias aos roteiros.

Ideias de roteiro para 7 dias em Portugal

Lisboa, Coimbra (+bate-volta), Porto

qual é a melhor época para viajar pela europa

Um roteiro básico que cobre três cidades bem conhecidas pelos brasileiros. É uma visita apertada para conhecer tanto Porto, quanto Lisboa, mas dá para ter um gostinho do que tem nas cidades e despertar a vontade de voltar com mais tempo.

Tanto faz o ponto de início deste roteiro, que é possível de ser feito todo de trem ou ônibus. Fique três dias explorando Lisboa, siga para Coimbra. Como eu já contei por aqui, é possível ver boa parte das atrações em um dia, mas vale a pena aproveitar dois para conhecer a noite universitária da cidade. Porém, a ideia é que no segundo dia você não fique em Coimbra, mas use o seu tempo para explorar alguma cidade nos arredores.

A primeira sugestão é Conímbriga, que tem ruínas romanas do século I, com mosaicos bem conservados. Se ruínas não forem sua praia, Fátima, a cidade do famoso Santuário, é outro passeio possível. Também é possível ir a Aveiro ou Figueira da Foz.

Seja qual for a sua opção, de lá siga para o Porto. Serão apenas dois dias para conhecer a cidade. Mesmo assim, não deixe de cruzar a Ponte Luiz I para dar uma olhadinha em Vila Nova de Gaia.

Lisboa, Sintra, Cascais, Fátima

Praça do Comércio em Lisboa Portugal

Praça do Comércio, Lisboa

Este roteiro foca mais na capital portuguesa, que sem dúvida merece muitos dias. Garanta quatro dias em Lisboa e conheça bem a cidade. Depois, faça um bate-volta para Sintra, local de castelos lindíssimos. Outros bate-voltas para fazer de Lisboa são Cascais e Fátima. Tenha em mente que se você quiser conhecer Sintra e Cascais no mesmo dia, terá que alugar um carro.

Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra.

O que visitar no Porto rua das flores

Rua das Flores, Porto

Também é interessante um roteiro que foque no Porto e no norte. Comece explorando Porto por três dias. No quarto, faça um passeio por Braga, uma cidade portuguesa fundada pelos romanos, e no dia seguinte visite Guimarães, outra cidade histórica lindinha. Para os dois últimos dias de viagem, explore Coimbra e Aveiro.

Coimbra, Manteigas, Linhares, Belmonte, Covilhã, Piodão, Monsanto

belmonte serra da estrela vista

Este roteiro é um passeio pela Serra da Estrela, um dos locais mais especiais e bonitos de Portugal. É necessário alugar um carro. Comece por Coimbra e passe um dia na cidade, pernoite e no segundo dia cedinho siga para Manteigas.

Essa cidade fica no meio da Serra e é uma ótima base para explorar os arredores. Fique três dias por lá e aproveite para fazer caminhadas pelas montanhas, conheça o ponto mais alto de Portugal continental em Torre e as cidades de Seia e Sabugueiro.

Tire o quinto dia para explorar algumas das aldeias históricas de Portugal. Linhares e Belmonte são boas apostas. De lá, siga para Covilhã, a maior cidade, que fica ao pé da Serra. Além de conhecer Covilhã, use o tempo que restar para visitar Piodão e Monsanto, consideradas algumas das aldeias mais lindas e típicas do país.

Lisboa ou Porto, Nazaré, Batalha, Alcobaça, Peniche, Óbidos (mais centro), Fátima e Leiria, Coimbra

Escolha se você quer começar por Lisboa ou Porto. Seja lá qual for sua decisão, dedique três dias para conhecer a cidade. No dia seguinte, alugue um carro e siga para o passeio por Nazaré, uma cidade praiana, e conheça também os Mosteiros de Batalha e Alcobaça.

Pernoite em Nazaré e no dia seguinte faça o passeio por Peniche, uma praia famosa para os surfistas. Ali, conheça também a Ilha das Berlengas, que é uma reserva da Biosfera da UNESCO. No mesmo dia, siga para Óbidos, uma cidade típica e com um castelo lindo.

No sexto dia, visite Fátima, a cidade do santuário, e conheça também Leiria, outra cidade com um castelo famoso. Siga no final do dia para Coimbra, aproveite a noite da cidade e explore as ladeiras da universidade no dia seguinte.

llha da Madeira

trilhas Ilha da madeira

Durante sua semana na Ilha da Madeira, fique hospedado todos os dias em Funchal, a maior cidade da ilha. É ideal alugar um carro para explorar bem todos os lados da ilha.

Gaste dois dias conhecendo as belezas e atrações de Funchal. No terceiro, siga para Porto Moniz e suas piscinas naturais – e não deixe de conhecer as grutas de São Vicente no caminho. No dia seguinte, vá para o outro lado da ilha, na Ponta de São Lourenço, pronto para fazer uma caminhada pela costa. No caminho de volta, assista ao pôr do sol em Câmara de Lobos, no Cabo Girão.

No quinto dia, vá conhecer o centro da Ilha da Madeira, onde fica um dos pontos mais altos de Portugal, o Pico Ruivo. Nessa região há trilhas com diferentes tipos de dificuldades, as levadas. Escolha uma e aproveite a vista. Nesse mesmo dia, aproveite para conhecer Santana, uma cidade pequena, mas que tem casinhas típicas, um cartão-postal da Madeira.

Você pode aproveitar o sexto dia para conhecer a cidade de Ribeira Brava e também algumas praias, como a da Calheta e Paúl do Mar. Ainda dá tempo de fazer passeios de barco para conhecer as Ilhas Desertas ou tentar ver baleias. Outro passeio possível é conhecer a outra ilha, Porto Santo.

Açores

Açores Portugal

A sugestão é que você passe quatro dias na Ilha de São Miguel, usando a cidade de Ponta Delgada como base para explorar as lagoas, trilhas, praias e montanhas espalhadas pela maior ilha.

Para os três dias seguintes, a sugestão é que você visite outra ilha do arquipélago. Sugiro a Terceira, que é famosa pelas festas e pela cidade de Angra do Heroísmo, cujo centro histórico é patrimônio da Unesco.

O post 7 roteiros de viagem para 7 dias em Portugal (ou mais!) apareceu primeiro em 360meridianos.


Por: 360meridianos

0 comentários:

Postar um comentário