Novidades:
Pesquisando...

Dicas de saúde e exercícios durante e depois da gravidez

A gravidez é sinônimo de felicidade e amor. O amor é semeado desde a descoberta da gravidez (você ama seu filho antes mesmo de o ter visto), esse é o grande amor de mãe!

Com toda ternura você prepara uma vida e procura todo o conforto que gostaria que seu filho recebesse. Por isso é muito importante estar sempre pesquisando sobre o mundo mágico da gravidez.

Enquanto grávidas, acabamos nos descuidando um pouco, já que a prioridade é a do bebê, cometendo assim, alguns erros, como engordar excessivamente, comer muitas besteiras, dentre outras coisas que, além de nos prejudicarem, também prejudicam nosso bebê. Devemos sempre pensar na nossa saúde, pois ela será a responsável pela saúde do bebê, e isso também é válido para depois do parto, onde o amamentaremos.

alimentacao-gravidez

Por que engordamos tanto durante a gravidez?

Isso não é motivo para tristeza de nenhuma mulher, ao contrário. Na gestação o saudável é que a mulher engorde de 11 a 15kg, tudo isso para dar o conforto necessário para a pequena “moradia” do bebê.

A placenta é um exemplo disso, com o aumento dela você ganha cerca de 600 gramas a mais. No parto, mais de 50% disso vai embora. Sem contar que, dentre esses quilinhos está armazenado o leite, o que também inclui o aumento dos seios para todo o ciclo da amamentação. (Durante a amamentação você poderá perder 500g por dia).

Dieta Restritiva: a maior inimiga do bebê

É normal ao longo da gestação sua autoestima ficar um pouco baixa pelos quilinhos ganhos, estrias e celulites, assim, ficando neurótica e buscando dietas mirabolantes durante a gravidez. Shakes, cortar alimentos ou pular refeições são exemplos disso. É importante ressaltar que, dietas como essas podem causar anemia, déficits de crescimento e desenvolvimento fetal.

O bebê necessita de devidas proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, nutrientes, claro, tudo de forma saudável, por isso dietas mirabolantes na gravidez não devem nem ser pensadas. As proteínas são responsáveis pelo crescimento celular, por exemplo, para isso procure se alimentar de ovo branco, feijão, tofu, carne magra e outras fontes saudáveis de proteínas.

Outro fator também importante é o cálcio, responsável pela função nervosa, contração muscular e pelo tecido ósseo do bebê. Todos esses nutrientes fazem um belo conjunto quando o assunto for saúde, tanto a sua quanto a do seu filho. Ela garantirá que você após a gravidez se mantenha saudável e disposta.

No pós-parto e período de amamentação, a mamãe também deve se preocupar, pois ainda é 1000% responsável pelos nutrientes ingeridos pela criança. De fato a lactação exige muito do organismo, então a alimentação deverá se manter saudável.

perda-de-peso

Algumas dicas para ganhar mais saúde durante a gravidez e após ela, são:

Diminuir o consumo de carboidratos refinados e de alto índice glicêmico;
Evitar bebidas calóricas, como refrigerantes e milk shakes, os quais podem chegar a causar cólicas no bebê;
Aumento no consumo de saladas e frutas em detrimento a doces e pães;

Seguindo essas dicas, você já garante mais saúde durante a gravidez e após ela. Abaixo quero falar um pouco sobre os exercícios indicados para depois da gravidez, para permitir um emagrecimento saudável e sem reduzir a qualidade do seu leite.

Pós gravidez: Exercícios de alta Intensidade e Curta Duração

Conhecido como Treino HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade/High-Intensity Intermittent Training), esse será um treino para você que quer um emagrecimento eficaz e rápido pós a gravidez (importante lembrar que isso só deverá ser feito após alguns meses do parto, com consulta médica, pois a recuperação varia de pessoa a pessoa).

Ele traz grandes benefícios para a mamãe que, após a gestação terá grande parte do seu tempo dedicado ao filho, o que torna tudo mais corrido, e muitas vezes impede a mãe de ter uma rotina saudável, então seus benefícios já começam por aí.

O HIIT também é interessante para pessoas que desejam emagrecer de qualquer idades e pesos, promovendo uma melhora na composição corporal (mais massa magra, menos gorduras).

Você precisará apenas 7 minutos, distribuídos nos exercícios. O descanso é mínimo, somente 30 segundos, e para os exercícios, intervalos de 20 ou 30 segundos. O foco desse tipo de exercício é intensidade, então se prepare rápido para as próximas séries.

Como exemplo, temos 5 exercícios: mountain climber, puxada horizontal ou vertical (remada), agachamento, saltos e flexões.

Existem alguns métodos com periodização (para iniciantes, intermediários e avançados) na internet. Todos esses economizando seu tempo e fazendo você emagrecer rapidamente. É possível encontrar vídeos gratuitos no Youtube, assim como materiais mais elaborados e pagos, como o Queima de 48h.

Considerações Finais

Muitas coisas são importantes quando se trata de saúde, principalmente na gravidez, já que sua saúde será o fator principal para a determinação da vida do seu bebê.

Como dica final: esteja sempre buscando o melhor para você e para ele. Não deixe de se cuidar apenas durante a gestação, você precisa estar de bem com a sua autoestima.

E claro, após a gestação continue com refeições saudáveis e procure bons exercícios, isso será importante para a sua vida!

Espero que tenham gostado do post e até a próxima!

*Este é um guest post elaborado por Francielli Viana

(Visited 3 times, 3 visits today)

Por: Mãe ao ³

0 comentários:

Postar um comentário