Novidades:
Pesquisando...

Quanto tempo eu posso ficar legalmente na Argentina?

A Argentina, assim como muitos outros países do mundo, estabelece que o período que um turista, brasileiro ou não, pode permanecer no país deles é de 90 dias. Se você pretende visitar o país com esse tipo de visto, é esse o tempo que você pode ficar.

Ao passar pela imigração, você vai receber um carimbo no seu passaporte ou em um papel (se você viajar com a identidade) informando a data e entrada e a permanência permitida. No entanto, como muitos brasileiros procuram o país vizinho para cursos, aprender um idioma ou mesmo mudar de mala e cuia para lá, existem algumas formas de estender a sua permanência de forma legal.

Renovando o visto de turista

Ao contrário do que acontece na Europa, por exemplo, a Argentina não exige um período mínimo para a renovação do visto de turista. Isso quer dizer que basta sair do país e entrar novamente para renovar o visto e ganhar mais 90 dias de permanência legal. Também não existe um limite e vezes que você pode fazer isso, mas se você quiser ficar tanto tempo, melhor optar pela próxima opção, já que algum oficial da imigração pode implicar com você se perceber que você está renovando o visto muitas vezes.

Se você estiver em Buenos Aires, é fácil. Basta pegar uma balsa até Colônia del Sacramento, no Uruguai, e voltar no fim da tarde. Não é nem mesmo necessário dormir no país.

Buenos Aires, Argentina

Tirando a DNI, o documento de identidade argentino

Por causa dos acordos bilaterais  entre os países, brasileiros têm a permissão de residência na Argentina garantida. Assim, somos aptos a entrar com o pedido de residência permanente, tirar o documento de identidade argentino e, assim, passar a viver de forma legal no país. Essa é a opção de quem vai estudar, trabalhar ou passar períodos mais longos no país por algum motivo.

Para dar entrada com o seu processo de residência e conseguir sua DNI, é preciso procurar a Dirección Nacional de Migraciones, em Buenos Aires, e marcar seu turno. Não se preocupe, você pode entrar no país como turista e começar o processo de lá. Quem preferir, também pode dar entrada no pedido do Brasil, em algum consulado argentino.

Eu não vou entrar em detalhes sobre o procedimento, documentação e passo a passo porque não tirei minha DNI, mas você encontra um bom tutorial aqui.

O que acontece se eu ultrapassar os 90 dias como turista na Argentina?

Se acontecer de você ficar mais de 90 dias como turista na Argentina sem passar por nenhum dos dois procedimentos acima, não se desespere. A única coisa que você vai ter que fazer é pagar uma multa de $200 pesos quando for deixar o país.

Se esse for o seu caso, chegue mais cedo ao aeroporto para não ter perigo de perder o voo com os procedimentos. Antes do check in, procure o setor de migraciones do aeroporto e apresente ali seu carimbo vencido. O mesmo vale se você não estiver ilegal ainda, mas tenha perdido o papel com o carimbo que recebeu ao entrar no país (eles só entregam o papel para quem entrou com identidade).

No setor de Migraciones, você vai receber um boleto. Vá até o Banco de la Nación, dentro do aeroporto mesmo (como fazem câmbio de moeda estrangeira também, pode haver fila) e pague os $ 200 pesos. Volte no setor de Migraciones com o comprovante e eles vão te entregar um novo carimbo. E assim você fica livre para sair do país.

Eu disse para ir antes do check in porque eles vão te pedir o carimbo na hora de conferir seus documentos, assim você já chega com tudo certo. Mas fazer na ordem inversa também funciona, só que você vai ter que explicar ao atendente porque não tem um carimbo válido e eu prefiro evitar a fadiga.

O post Quanto tempo eu posso ficar legalmente na Argentina? apareceu primeiro em 360meridianos.


Por: 360meridianos

0 comentários:

Postar um comentário