Novidades:
Pesquisando...

Relato de viagem: Passeio de barco em Paraty

Passeio de barco de Paraty

Passeio de barco de Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das formas mais tradicionais e famosas de conhecer Paraty é fazer um passeio de barco pela sua baía. O cartão postal mais conhecido da cidade, do seu centro histórico com casario e igrejinha é feito pelo mar. Além disso como a grande parte das praias mais lindas de Paraty ficam espalhadas pela sua baía, chegar de barco é muitas vezes a única maneira de conhecer esses lugares e praias tão lindos.

Existem essencialmente 2 formas de realizar esses passeios de barco em Paraty: ou indo de escuna (barcos maiores, para muitas pessoas, quase num estilo excursão) ou alugando um barco particular.

Pier de Paraty

Pier de Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem já fez algum passeio de escuna na vida ou ama ou odeia. Fato: eles são mais baratos mas muitas vezes o barato pode sair caro. Em geral as escunas fazem um roteiro fechado na baía de Paraty, passando pelas praias mais famosas da região num dia de passeio com mais ou menos 4/5h de duração.

Mas uma das coisas que podem mais incomodar quem faz um passeio desses é a quantidade de gente, muitas vezes, num clima diferente do seu, especialmente estando numa região de beleza tão idílica quanto a baía de Paraty. Música alta, muitas pessoas na mesma hora que você no mar (com aqueles espaguetes de piscina), muita bebida ou totalmente ao contrário, muita gente desanimada e você querendo curtir adoidado. De um jeito ou de outro, você vai ter hora marcada para cada lugar e parada.

Praia Vermelha em Paraty

Passeio de barco com uma das paradas na Praia Vermelha em Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Já quem opta pelo barco particular, em geral vai pagar mesmo um pouco mais caro (especialmente se estiver num grupo pequeno de 2 a 4 pessoas), mas vai ter a chance de poder montar um roteiro personalizado, passando pelas praias que quiser, podendo ficar quanto tempo quiser e com a turma que mais combina com você.

Depois de um tempo, com a economia da escuna sempre fazendo parte dos roteiros de viagem, nessa viagem para Paraty deu para experimentar fazer um passeio de barco particular e agora, acho complicado voltar para as escunas novamente… 🙂

Passeio de barco em Paraty

Nosso barco em Paraty, passeio bom mesmo com o tempo feio! Foto: GC/Blog Vambora!

O barco que fomos foi indicado por nosso hotel, o Casa Colonial Paraty, que ficamos hospedados na cidade. Ainda que seja possível ir lá no píer de Paraty e pesquisar e fechar passeios por conta própria, ter o aval de alguém já conhecido, especialmente num passeio privativo, dá muita mais segurança e tranquilidade.

Nossa lancha foi a Brisa, do marinheiro Rodrigo, com lotação máxima para 9 pessoas. A ideia inicial era fazer o roteiro pelo Saco do Mamanguá, o maior fiorde brasileiro que fica em Paraty, passando por praias ao sul da cidade, ainda pouco exploradas pelos turistas e que duraria o dia todo.

Mergulho em Paraty

Mergulho na Ilha da Pescaria em Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

O Saco do Mamanguá é uma região que só mesmo embarcações menores conseguem chegar para explorar toda a região, então é mesmo um passeio para se fazer com um barco particular.

O problema é que o tempo não colaborou em nada durante a nossa estadia, com chuva e tempo nublado na maior parte do tempo. Esperamos até o último dia de viagem para ver se o clima e as condições do mar melhoravam, mas na falta de um solzinho, resolvemos fazer o passeio de barco pelas praias mais famosas e próximas da baía, incluindo:

  • Ilha da Bexiga, que pertencente à família do navegador Amyr Klink.
  • Praia do Jurumirim, também pertencente a família de Amyr Klink e da onde ele saiu e retornou da sua expedição para a Antártica.
  • Ilha do Mantimento, que eles chamam também de zoológico natural, podendo ver diversos animais, incluindo o raro mico leão dourado. Me impressionei aqui pois não esperava mesmo ver isso em Paraty!
Ilha do Mantimento Paraty

Mico leão dourado na Ilha do Mantimento em Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

  • Ilha da Pescaria, que mesmo sendo uma propriedade privada, o seu arredor é um verdadeiro aquário natural, parada comum de mergulho na região com uma visibilidade incrível (mesmo num dia nublado como nós fomos).
  • Praia Vermelha, cujo nome se dá pela cor areia e aqui o Rodrigo conseguiu levar o barco até a praia, totalmente vazia, e conseguimos aproveitar um pouquinho do raio de sol que abriu naquele dia.
Praia vermelha em Paraty

Praia vermelha em Paraty só para nós. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem tiver curiosidade para ver como é o passeio de barco até o Saco do Mamanguá, o blog Viaje na Viagem tem um post bem legal (e com tempo bom rs) do passeio (veja aqui).

O bom desse passeio de barco particular é que como era nosso último dia de viagem, o barqueiro fez tudo no nosso tempo, nos indicou o que seria mais legal (nas devidas condições) e 3h depois voltamos a tempo de pegar a estrada, tendo visto bastante coisa, ainda num clima não tão bom. Mas mesmo assim valeu muito a pena!

Paraty vista Baia

Vista de Paraty lindíssima, durante a volta do passeio de barco. Foto: GC/Blog Vambora!

Na volta, o cartão postal de Paraty, a vista do centro histórico da baía fez ainda mais bonito o passeio de barco.

Então vale ver qual desses passeios de barco combina mais com a sua viagem. Realmente gostei muito do particular e indico. Agora é voltar numa próxima vez para curtir um pouco as praias de Paraty com sol e fazer o passeio de barco até o Saco do Mamanguá. Vambora?!

 *** Veja mais dicas de PARATY:
Casa Colonial Paraty: um lindo lugar para se hospedar em Paraty
Veja mais hotéis e pousadas em Paraty no Booking
Todas as dicas de Paraty no blog

Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora


Por: Blog Vambora

0 comentários:

Postar um comentário