Ano novo, viagem nova. Como já é tradição aqui no 360, queremos começar 2017 te ajudando na inspiração: listamos sete lugares incríveis do Brasil para você conhecer neste ano. E, nunca é muito lembrar, se você quer viajar mais nos próximos 12 meses, a hora de se planejar é já – quem deixar para a última hora vai pagar mais caro nas passagens.
Aproveite que 2017 está cheio de feriados para cair na estrada: só em abril são três, a Semana Santa, Tiradentes e o Dia do Trabalho, que é em 1º de Maio, uma segunda-feira, e por isso mesmo começa para o viajante no final de abril.
Capitólio, MG
Eu não faço ideia de como começou, mas se tem um destino brasileiro que dominou as redes sociais de 2016, esse destino foi Capitólio. Nunca ouviu falar? Pois é. Essa cidade com 9 mil habitantes e a 290 km de Belo Horizonte foi quase onipresente no Facebook – vi inúmeras fotos de lá. Muitas de quem passou (e gostou) da região, mas a maioria de gente que via as imagens e queria saber onde diabos fica aquele lugar tão lindo.
Trilhas, cachoeiras, cânions, mirantes e lagoas de cores indescritíveis, tudo formado ao redor do Lago de Furnas, criado pela hidrelétrica de mesmo nome, em 1963. Durante as décadas seguintes, essa região – chamada por muitos de Mar de Minas – passou a ser dominada por condomínios de luxo, clubes e outros empreendimentos, mas agora parece que Capitólio vai ser descoberta como um destino turístico em nível nacional. Eu não conheço, mas essa é uma das primeiras viagens que pretendo fazer este ano.
Foto: Izabel Cristina Prust Coelho, Wikimedia Commons
Vale dos Vinhedos, RS
Todo mundo pensa em Gramado, mas a parte mais legal do Rio Grande do Sul é o Vale dos Vinhedos, região que envolve os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, a pouco mais de duas horas de Porto Alegre. Vinícolas que não acabam mais, casarões coloniais, paisagens lindas e ótimos restaurantes – é isso que você encontrará por lá.
Desça em Porto Alegre, curta a capital gaúcha por alguns dias e em seguida vá para Bento – o ideal é alugar um carro, mas dá para ir de ônibus. Passe pelo menos três dias na região. Sobrou tempo? Seguir para Gramado e Canela é fácil – apenas mais duas horas de carro. É tão perto que muitas agências de Gramado oferecem um tour pelo Vale dos Vinhedos no esquema bate-volta, o que é um erro. O Vale merece uma viagem inteira só pra ele.
Veja também: Roteiro pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos
Como planejar uma viagem para o Vale dos Vinhedos
Goiás
Eu estive em Goiás no ano passado para conhecer um cantinho especial do Brasil: a Chapada dos Veadeiros. E embora recomende (e muito) essa viagem, vou deixar a dica para outro pedaço de Goiás que parece ser incrível, mas que ainda não conheci. Aproveite que as passagens para Brasília costumam ser baratas, desça na capital federal e, depois de conhecer a cidade, deixe o Distrito Federal e siga por 150 km, pela BR-070, até Pirenópolis, cidade histórica em pleno cerrado.
E se você chegar até lá, Cidade de Goiás, Patrimônio Histórico e Cultural Mundial segundo a Unesco, estará a 168 km de você. De lá, basta seguir por quatro horas, rumo ao sul do país, para chegar em Goiânia. Tem mais tempo? Bem, Caldas Novas acabou de ficar mais próxima de você. E ainda dá para combinar com a Chapada e suas cachoeiras, que tem atrativos para pelo menos uma semana de viagem. Percebeu como Goiás e o Distrito Federal rendem um mês inteiro de férias?
Veja também: Roteiro de 7 dias pela Chapada dos Veadeiros
Curitiba e arredores
A gente já falou várias vezes sobre Foz do Iguaçu, um dos destinos mais bonitos que você pode visitar. No Mundo – até porque Foz é do mundo e envolve três países numa única viagem. Desta vez, porém, o foco é Curitiba e seus arredores, outra viagem que está no topo da lista de prioridades para o ano que começou.
Além da capital, conheça Morretes, cidade histórica a 67 quilômetros de distância.. A melhor forma de chegar até lá é no passeio de trem pela Serra do Mar, num trecho centenário e com 110 quilômetros. Aproveite o mesmo dia para conhecer Antonina, outra cidade histórica e que fica pertinho de Morretes. Quem quiser terminar na praia pode esticar a viagem e pegar uma balsa para a Ilha do Mel.
Foto: Augusto Janiscki Junior CC BY 2.0
Mochilão pelo nordeste
São as pequenas distâncias que tornam a Europa perfeita para mochilões. Não importa onde você esteja, no Velho Continente sempre há cidades incríveis a poucas horas de distância. Pois bem, a mesma coisa acontece no nordeste. Quer ver? Pegue um voo para Aracaju, em Sergipe. Maceió, em Alagoas, estará a apenas 278 km de você, com um monte de destinos legais no meio do caminho.
De Maceió para Recife, em Pernambuco, são apenas 261 km, e no meio do caminho tem lugares como São Miguel dos Milagres, Maragogi, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas. De Recife para João Pessoa, na Paraíba, são míseros 120 km; enquanto de lá para Natal são apenas 189 km. Ideia para 2017: fazer um mochilão de um mês pelas praias do nordeste. Pode ser de carro alugado, próprio ou de ônibus. Tem jeito. E seria lindo.
Veja também: Praias do nordeste: seis roteiros para você viajar
Cambará do Sul, RS
Sim, vai ter Rio Grande do Sul de novo! Dessa vez para conhecer Cambará do Sul, cidade que está a 190 quilômetros de Porto Alegre e apenas 114 de Gramado. Essa é porta de entrada para dois lugares lindos: o Parque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, onde estão os cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, esses aí, ó:
Dá para combinar na mesma viagem em que você conhecerá o Vale dos Vinhedos, Gramado, Canela e o restante da Serra Gaúcha? Até dá. Mas tente passar algumas noites na região de Cambará do Sul. É que a visibilidade dos cânions não é garantida – suas chances aumentam se você ficar mais tempo por lá.
Veja também: 5 roteiros de viagem pelo sul do Brasil
Foto: Jjunoo, Wikimedia Commons
Manaus (e a Amazônia)
A Amazônia é incrível. Já estive em Belém e na Ilha do Marajó, no Pará, e me tornei um fã da cultura, da gastronomia e dos lugares do estado. Para este ano, o foco é desembarcar em Manaus e conhecer um pouco mais da cultura amazônica. Mas o destino no norte, francamente, não importa tanto – o que interessa é que o viajante brasileiro descubra nossa floresta.
Você pode fazer isso a partir de Manaus, de Belém, de Rio Branco ou de qualquer capital do norte. Os preços das passagens partindo do sul e do sudeste não são dos mais baratos, é verdade, mas tenha em mente que estamos falando de voos mais longos.
Além disso, você pode usar o norte como uma saída mais barata para outros países, dos Estados Unidos ao Caribe. Que tal passar uns dias em Manaus, conhecer os arredores e perambular de barco pelos maiores rios do mundo, para em seguida partir de lá para mares caribenhos, aproveitando as passagens mais em conta? Parece um bom plano.
O post 7 lugares incríveis do Brasil para conhecer em 2017 apareceu primeiro em 360meridianos.
Por: 360meridianos
0 comentários:
Postar um comentário