Novidades:
Pesquisando...

Por que viajar sozinha não é o contrário de ir acompanhada

Não tenho a estatística exata, mas volta e meia, quando compartilhamos algum texto sobre as vantagens e possibilidades de viajar sozinha/sozinho, recebemos um ou mais comentários do tipo: aff, mas viajar com meu companheiro(a) é muito melhor. Teve uma moça que até falou que era preciso empoderar a ideia de viajar acompanhado. Ahn? É basicamente o que eu digo no título. Viajar sozinha não necessariamente significa o oposto de viajar acompanhada. Significa um tipo diferente de viagem, assim como viajar com filhos, viajar com amigos, viajar com o namorado, viajar com o cachorro são só formas diferentes (mas não opostas) de fazer uma coisa que a gente adora: viajar!

Mas, vamos lá, estamos aqui para conversar e debater ideias, e a discussão de hoje pode parecer simples, mas é muito mais complexa que isso. Pesquisei algumas espécies de mitos, coisas que aparecem nos comentários de posts aqui no blog e nas redes sociais, quando alguém levanta bandeira de viagem solo. Tudo bem explicadinho – aqui está o que realmente queremos dizer sobre viajar sozinha:

Leia também: Por que viajar sozinha é tão libertador

5 reflexões sobre viajar sozinha

Quando dizemos que viajar sozinha é muito legal, assim no feminino e direcionado para mulheres, não quer dizer que homens também não podem e devem viajar sozinhos. Só que, na nossa sociedade, é muito mais tabu uma mulher ir solo do que para um cara. Todo mundo diz que é mais perigoso, aponta dedos e fica mais intrigado ao ver uma mulher sozinha do que um homem.

termas de caracalla roma

Quando dizemos que viajar sozinha é libertador e divertido, não estamos dizendo que viajar com marido/namorado/amigos é ruim ou errado. Muito pelo contrário. Estamos dizendo que se você não tiver companhia, não deveria deixar de viajar. E que mesmo se você tiver companhia, mas quiser ir sozinha, também é muito legal!

mochilão pela europa mosaicos

Quando dizemos que viajar sozinha é um exercício de aprendizado e autoconhecimento, não estamos dizendo que somente sozinha você vai conseguir essas coisas. Mas é uma oportunidade para descobrir melhor sobre a sua própria companhia e capacidade de resolver problemas.

medo de dirigir luiza comemorando

Quando dizemos que viajar sozinha é empoderador, não estamos dizendo que a pessoa tem que voltar e cortar todos os vínculos, ou vai se tornar uma egoísta abandonadora de lares. Estamos dizendo que uma jornada solo pode ser capaz de transformar a nossa percepção sobre nós mesmas e nossas capacidades.

vento e frio nos açores

Por fim, quando dizemos as vantagens de viajar sozinha, estamos falando de experiências pessoais (e de várias outras mulheres e homens também) que fizeram isso e provam que não é preciso nem tanta coragem, nem tanto dinheiro para sair por aí por conta própria. Certamente, não precisa ser bom para todo mundo, mas é possível que seja uma excelente opção para muita gente – só faltava um empurrãozinho para embarcar numa jornada inesquecível.

fonte dos amores coimbra

p.s. Sobre os comentários lá do primeiro parágrafo, aqueles sobre empoderar casais. Vamos lá né, gente, casais (heterossexuais, no caso) não precisam ser empoderados porque já são a norma na nossa sociedade. Escrevi mais sobre isso neste texto sobre pressões sociais, família, filhos e escolhas diferentes. Vale a pena dar uma olhadinha 😉

O post Por que viajar sozinha não é o contrário de ir acompanhada apareceu primeiro em 360meridianos.


Por: 360meridianos

0 comentários:

Postar um comentário