Novidades:
Pesquisando...

Comida baiana: 6 pratos típicos do estado

Tem dendê, leite de coco, gengibre e pimenta – a comida baiana é cheia de traços inconfundíveis, herança africana que marcou, entre muitas outras coisas, a mesa do estado. Mas basta sair do recôncavo e seguir para o interior para perceber que a culinária de um dos maiores estados brasileiros vai além. Os gostos e sabores do sertão têm também grande influência portuguesa e, claro, toques indígenas. Vamos conhecer alguns dos pratos típicos da culinária baiana?

Veja também: Morro de São Paulo, um paraíso na Bahia
Praias do nordeste – seis roteiros para você viajar
Comida mineira – 7 pratos típicos do estado

Os principais pratos típicos da comida baiana

  • Moqueca baiana

A briga é antiga, a ponto de já ter sido transformada em disputa nas redes sociais. Bahia e Espírito Santo se orgulham de suas moquecas – e garantem que a deles é bem melhor que a do vizinho. Como este texto é sobre a Bahia, melhor puxar o pirão para o nordeste, mas num artigo sobre a culinária capixaba o foco será no ES, pode apostar.

Ao contrário da irmã sudestina, a moqueca baiana tem dendê, leite de coco e pimentões. O peixe pode ser robalo, badejo, cação ou garoupa – e dá pra ter também moqueca de aratu e camarão. E favor não confundir a moqueca com peixada – esse prato, que tem um pezinho em Angola, outro em Portugal e influência indígena no pirão, já é algo diferente e tipicamente brasileiro. Veja uma receita de moqueca baiana.

  • Acarajé

Talvez a comida típica mais famosa da Bahia, o acarajé é um bolinho de feijão frito em azeite de dendê, recheado com camarão, vatapá, caruru e muito bem temperado.

Embora tenha fincado raízes e ganhado um estilo próprio na Bahia, o acarajé também segue firme e forte na África – é parte do café da manhã dos nigerianos e tem um nome diferente para cada uma de suas variações em outros países. É kosai no norte da Nigéria, koose em Gana e akara em outras partes do continente. Veja uma receita de acarajé.

Pratos típicos da Bahia

Foto: Por lazyllama, Shutterstock.com

  • Vatapá

Outro prato de raízes africanas, esse de origem iorubá, o vatapá está presente em vários estados do nordeste brasileiro e até mesmo no norte – variações da receita podem ser encontradas no Amapá, no Amazonas e principalmente no Pará. Mas é na Bahia que o vatapá fez sua fama.

É um prato cremoso, preparado com farinha de rosca, fubá, pimenta, gengibre, cebola, alho, tomate, leite de coco, azeite de dendê e camarão. É um recheio tradicional do acarajé. Veja uma receita de vatapá!

comida baiana

Foto: shutterstock.com

  • Tapioca

De origem indígena, a tapioca é outro prato que não é exclusividade de nenhum estado brasileiro e que está presente nas mesas de várias regiões do país. Mas assim como outras receitas, a tapioca – também chamada de beiju – tem um capítulo especial na Bahia.

Feita com farinha de mandioca, a tapioca pode ser parte do café da manhã, do almoço ou do jantar. A iguaria tem dezenas de variações – pode ser devorada somente com manteiga ou com os mais variados recheios, de salgados a doces. Na Bahia, carne seca e camarão são alguns dos recheios mais comuns. Veja uma receita de doce de tapioca à moda baiana.

  • Abará

Nem só para Acarajé vivem os bolinhos de feijão-fradinho. O abará é outro prato típico da comida baiana, mas com uma diferença fundamental: enquanto o acarajé é frito, o abará é cozido em banho-maria. Os acompanhamentos também são parecidos e podem incluir vatapá, camarão e caruru. O abará costuma ser servido enrolado em folhas de bananeira.

Assim como outros pratos típicos baianos, o abará tem origem na africa. A comida faz parte do ritual do candomblé e seu nome tem origem num termo iorubá. Veja uma receita de abará.

comida baiana pratos típicos

Foto: Por ILRanieri, Shutterstock

  • Caruru

Um companheiro tradicional do acarajé. É o caruru, outro prato de origem africana – esse cozido de quiabos é também uma comida ritual do candomblé. Pode levar cebola, castanha, amendoim, gengibre, camarão seco e dendê.

Ao chegar no Brasil, a receita africana se misturou com os costumes indígenas, levando ao prato que existe hoje. O caruru é consumido em terras verde e amarelas desde o Brasil Colônia e há relatos de sua presença já nos anos 1600. Veja uma receita de caruru.

Outros pratos típicos da comida baiana

A ideia deste texto era só dar um gostinho da incrível culinária baiana. Faltou falar de várias receitas do estado, como o sarapatel, feito com os miúdos do porco, o arroz de hauçá, servido com carne de sol e camarão, e de iguarias como o acaçá e o xinxim de galinha. Sentiu falta de alguma receita? Deixe sua sugestão nos comentários!

O post Comida baiana: 6 pratos típicos do estado apareceu primeiro em 360meridianos.


Por: 360meridianos

0 comentários:

Postar um comentário