O prato mais famoso dos Estados Unidos pode até ser o hambúrguer com batata-frita, mas nem tudo é fast-food por ali. Nos estados sulistas, aquela faixa que vai da Virginia ao Texas, predomina uma tradição gastronômica riquíssima em cultura, temperos e história. No passado, esses estados viviam um regime de plantation. Quem se lembra das aulas de geografia no colégio já sabe que esse tipo de propriedade agrícola se baseava em três fatores: monocultura de exportação, latifúndio e utilização de mão-de-obra escravizada.
Por isso, o uso dos produtos que eram produzidos nessas fazendas acabou se tornando a base da alimentação local, como o feijão, o milho e o arroz. Os africanos e descendentes de africanos que foram sequestrados em suas terras e escravizados nas Américas levaram consigo alguns ingredientes e temperos que ainda hoje são bastante consumidos por ali e, assim como criaram uma forte tradição musical naqueles estados, também imprimiram sua marca na comida, hoje conhecida como soul food, ou comida da alma. No interior do país, predominam as carnes bovinas e de porco, já pela costa, peixes e frutos do mar são quase que obrigatórios em todos os pratos.
Culinária Cajun e Creole
No estado de Louisiana, a gastronomia contou ainda com a influência de colonos franceses e espanhóis. Expulsos da região de Acádia, no Canadá, após a mesma ter sido dominada pelos britânicos, eles acabaram por se instalar nessa região dos Estados Unidos que, na época, era também uma colônia francesa. Por lá, ficaram conhecidos como Acadians, e daí o termo cajun.
Esses imigrantes se estabeleceram por ali como agricultores e pescadores e passaram a utilizar as técnicas da culinária francesas adaptadas aos ingredientes locais, mas é considerada uma comida mais rústica, do campo, sem tanta diversidade de ingredientes. Foi nessa época que elementos como a cebola, o aipo e o pimentão foram introduzidos nas receitas locais, assim como o alho, a páprica e a cebolinha.
Os descendentes dos franceses, espanhóis e outros imigrantes europeus nascidos em solo americano eram chamados “creoles”. Mais tarde, o termo passou também a incluir os descendentes de africanos escravizados e a população negra liberta que crescia na região. Por ter nascido com mais influências – que incluem a comida italiana, espanhola, africana, alemã, caribenha, indígena e portuguesa -, diversidade de ingredientes (alguns deles considerados exóticos) e mais recursos, é considerada uma gastronomia mais refinada que a cajun, embora ambas sejam de dar água na boca.
Os principais pratos da cozinha do sul dos Estados Unidos
Shrimp and Grits
Foto: Shutterstock, Por Aimee M Lee
Famoso prato de café da manhã ou servido como acompanhamento em outras refeições, o grits se parece com a nossa canjica. É um mingau de milho moído que pode ser servido doce ou salgado. A preparação mais comum inclui camarões, o tal do Shrimp and Grits, mas também pode ser servida com queijo, ovos e bacon. A receita tem origem entre os nativos-americanos.
Peixe e frango fritos
Peixes e frangos empanados e fritos também são muito comuns por ali e podem ser servidos com uma variedade de molhos – barbecue, buffalo, para citar os mais famosos -, ou acompanhados de batata frita.
Gumbo
Prato marcante da culinária cajun, o Gumbo é um guisado preparado com vários tipos de carnes ou mariscos, muitas vezes acompanhado de arroz. A sopa é engrossada com roux, um molho feito com farinha e gordura que é muito utilizado na culinária da região, ou quiabo. Em seguida, são adicionados cebola, aipo e pimentão, e, por fim, as carnes ou mariscos que vão compor o guisado. E, como estamos falando de comida americana, salsichas e bacon também são adicionados com frequência. O Gumbo é considerado o prato oficial do estado de Louisiana.
Ostras
Servidas com limão e molhos, as ostras são muito populares na região costeira do sul dos Estados Unidos, em especial entre a Baía de Apalachicola e Panamá City, na Emerald Coast, área conhecida por produzir as melhores ostras do mundo.
Barbecue
Sabe aquela famosa costelinha assada no molho barbecue que todo mundo ama? Pois ela vem diretamente do sul dos Estados Unidos e é considerada o prato mais tradicional do churrasco americano. No passado, era consumida por pessoas escravizadas na região, que tinham o hábito de cozinha a fogo lento as partes menos nobres do porco. Para acompanhar, peça um milho na espiga, salada de repolho ou batatas assadas.
Jambalaya
Foto: Shutterstock. Por Brent Hofacker
Imagine uma paella espanhola porém, no lugar dos frutos do mar, coloque muito frango, chouriço, lagostim, camarões, pimentão, aipo, cebola, tomilho e pimenta-caiena. Pronto, você tem a jambalaya, outro prato que foi um presente da diversidade cultural de New Orleans para o mundo. Há ainda versões com carne de peru e, pasmem, de jacaré.
Grillades
Grillades são medalhões carne bovina ou de porco, servidos com molho ou como acompanhamento para o grits e muito populares nos cafés da manhã ou brunches dos estados sulistas. Apesar do nome, não são medalhões grelhados, mas fritos. O molho que acompanha é à base de roux – lembram que eu falei dele lá em cima? – ou tomate.
Etouffee
Étouffée é um prato de frutos do mar ou frango cozido em um molho feito também à base de roux e tipicamente servido com arroz. A versão mais popular leva lagosta, mas camarões e caranguejo também são muito utilizados. A palavra vem do francês e significa “sufocada”, em referência à técnica utilizada para preparar o prato: cozinha-se os frutos do mar em uma panela tampada cheia de água e em fogo baixo.
Tomates verdes fritos
Não, não estou falando do filme. Mas não é que as rodelinhas de tomate verdes empanados e fritos dão um tira-gosto ou acompanhamento delícia? O prato é tão popular no sul dos Estados Unidos que é difícil passar por lá sem prová-lo (e você nem deveria fazer isso).
Key Lime Pie
Sabe aquela torta de limão com a massa que parece um biscoito, o recheio com textura de musse e uma generosa camada de merengue por cima? Pode agradecer ao sul dos Estados Unidos outra vez. Acredita-se que a receita surgiu no século 20 e o nome é por causa dos limões utilizados na versão original, que são típicos da região da Florida Keys.
O post As comidas típicas do sul dos Estados Unidos apareceu primeiro em 360meridianos.
Por: 360meridianos
0 comentários:
Postar um comentário