Estádio Presidente Vargas, Treze (Foto: João Brandão Neto / GloboEsporte.com)
Há exatos 75 anos, o Treze Futebol Clube ganhava o que pode ser considerado seu maior patrimônio: o Estádio Presidente Vargas, ou simplesmente PV, localizado no bairro de São José, em Campina Grande.
O estádio começou a ser construído em 1937, em um terreno doado por Argemiro de Figueiredo, mas a fundação só aconteceu em 17 de março de 1940, com uma partida entre Treze e Ypiranga, encerrada com um empate em 3 a 3, marcando a inauguração. Anderson Eloy foi o primeiro jogador trezeano a balançar as redes do terreiro do Galo.
Até 1958, os jogos no Presidente Vargas só eram realizados durante o dia ainda pela falta de refletores que só foram inaugurados, naquele ano. Ao longo dos anos, o estádio passou por reformas, ganhou novas arquibancadas, e, hoje, é o único estádio de futebol particular da Paraíba, apto a receber jogos oficiais de nível municipal, estadual, regional e nacional.
O torcedor Iury Leite é um dos milhares trezeanos apaixonados que se orgulham do terreiro do Galo.
- O Galo canta alto lá e temos muito orgulho dele por vários motivos: é o único estádio próprio; é o primeiro estádio com refletores do estado, o primeiro a ter túneis para entrada dos jogadores, além de ter tido a honra de receber o craque Garrincha em seus gramados – descreveu, orgulhoso.
Ele ainda elegeu uma partida recente como a mais importante na sua história de torcedor, no Estádio Presidente Vargas.
- A maior emoção que vivi dentro do Estádio Presidente Vargas foi quando o Treze se classificou, no último minuto, na partida diante do Santa Cruz, de Pernambuco, pela Série C do Campeonato Brasileiro de 2013. Foi inesquecível – recordou Iury.
O estádio conta com câmeras de segurança, central integrada de monitoramento e ainda uma Delegacia de Policia Civil destinada ao torcedor. Ainda com relação à sua infraestrutura, o PV disponibiliza dois estacionamentos particulares, vestiários para o clube, para visitantes e também para a arbitragem, além de academia, alojamentos, refeitórios, departamento médico e sala de imprensa.
O Treze voltou a mandar jogos no Presidente Vargas em 2013, após grandes reformas na estrutura do estádio
(Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Por: futebol
0 comentários:
Postar um comentário