Um verdadeiro ícone e uma das maiores atrações do Rio de Janeiro, visitar o Cristo Redentor pelo menos uma vez na vida, é um daqueles passeios obrigatórios que todo turista deve fazer quando visita o Rio. No alto do Corcovado, o morro onde está localizado o Cristo Redentor (de 38 metros de altura), se tem uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, além de ser muito emocionante ver a simbólica estátua tão de perto.
Ao longo dos anos, as formas de se visitar o Cristo Redentor mudaram muito, mas agora, parece que a organização está mais fácil e direta, facilitando a visita dos milhares de turistas que querem conhecer a atração.
Essencialmente são duas as formas de se visitar o Cristo atualmente: de van (com atualmente 3 saídas, em diferentes partes do Rio) ou pelo trem do corcovado. Seja qual for a forma escolhida, o ingresso adquirido (online ou nos pontos de venda locais) dá direito ao translado até o Cristo (ida e volta, seja de van ou trem) e a entrada para a atração.
Subida do Trem do Corcovado para o Cristo Redentor. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado
Uma ótima novidade é que a partir de 25/01/2016, uma reclamação comum de muitos visitantes que iam ao Cristo Redentor não deve existir mais: até pouco tempo quem tentava comprar os ingressos online para ir de van tinha que trocar o voucher emitido online nas bilheterias, gerando mais filas e não facilitando em nada a visita. Agora, na compra do ingresso pela internet, o visitante consegue imprimir o bilhete ou, se preferir, apresentar o QR Code, na tela de seu smartphone, diretamente no ponto de embarque da van, no horário escolhido para a visita. Um validador está localizado em frente às vans oficiais que levam os passageiros até a entrada do monumento do Cristo Redentor e com isso, não será mais necessário fazer a troca do ingresso na bilheteria. Ingresso de verdade online e sem filas, aleluia!
Vistas incríveis do Rio de Janeiro no Corcovado. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado
Esse novo modelo de ingresso online já está funcionando para quem vai de van ao Cristo, com saída na estação da Praça do Lido, em Copacabana. Em fevereiro, de acordo com o Consórcio Paineiras-Corcovado que administra o serviço oficial de vans até o Cristo Redentor, a tecnologia será implementada também nas demais estações.
Veja abaixo então todos os detalhes de como visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, seja de van ou pelo trem do Corcovado:
Visita ao Cristo Redentor indo de Van
Serviço oficial de van que leva até o Cristo Redentor. Foto: Divulgação/Consórcio Paineiras-Corcovado
A visita ao Cristo Redentor usando vans é hoje a maneira mais fácil e cômoda para visitar a atração. O consórcio oficial responsável pelo serviço possui 3 estações espalhadas pelo Rio de Janeiro, da onde o visitante pode escolher de qual local partir até o Cristo. São elas:
-> Estação Copacabana (Praça do Lido). Horário: diariamente das 8h às 17h.
-> Estação Largo do Machado (Próximo a Praia do Flamengo e centro do Rio). Horário: diariamente das 8h às 17h.
-> Estação Paineras (o mais próximo da entrada do Cristo Redentor, ao lado do antigo Hotel Paineras). Horário: diariamente das 8h às 19h.
Importante destacar que para quem quer chegar até a estação Paineras é preciso ir de carro ou taxi (não há transporte público próximo). No caso de carro, há pouquíssimas vagas de estacionamento, então caso opte por essa opção, chegue bem cedo. Já quem quer vir de taxi, deixe previamente agendado o horário de volta com o motorista ou tenha algum aplicativo de táxi no celular, pois são poucos os táxis disponíveis por lá.
Estação de vans em Copacabana na Praça do Lido. Foto: Divulgação/Consórcio Paineiras-Corcovado
Outra informação importante é que pretendem até os Jogos Rio 2016, inaugurar no antigo Hotel Paineras um centro de visitantes, com lojas, restaurante panorâmico, novas bilheterias, banheiro e lanchonete. Vamos aguardar!
No site oficial do consórcio é possível comprar o ingresso antecipado (com data e hora marcada), bem como ver mais informações e valores atualizados dos ingressos (cujos valores variam de acordo com o local de saída e alta e baixa temporada). Veja: http://ift.tt/1z7hhsy
Visita ao Cristo Redentor indo com o Trem do Corcovado
Trem do Corcovado. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado
É a forma mais tradicional de se visitar o Cristo Redentor e por isso também uma das mais lotadas. O local de saída do trem é em Cosme Velho e a viagem dura por volta de 20 minutos.
Há possibilidade de, como no serviço de vans, comprar o ingresso antecipado online (mas que nesse caso ainda vale com um voucher e deve ser trocado na bilheteria da onde sai o trem, em Cosme Velho). Outra opção é comprar o ingresso antecipado em quiosques da Riotur (atualmente em Copacabana, Centro e Shopping Rio Sul, somente com cartão – crédito e débito) ou em algumas agencias do correio (pagamento só em dinheiro).
Bilheteria do trem em Cosme Velho. Foto: Divulgação/Trem do Corcovado
No site oficial do Trem do Corcovado é possível comprar o ingresso antecipado (com data e hora marcada), bem como ver mais informações e valores atualizados dos ingressos (que variam na alta e baixa temporada). Veja: http://ift.tt/1RlrI67
Dicas finais para visitar o Cristo Redentor e evitar filas
Com a alta temporada, os jogos olímpicos e a realização de obras no antigo hotel Paineras, vale seguir as dicas abaixo para evitar filas e visitar mais tranquilamente o Cristo Redentor no Corcovado. Veja:
1-) Procure chegar cedo ou fazer a visita em horários menos concorridos. Logo após a sua abertura das 8h às 9h e já no final do dia, das 16h às 18h há menor procura por ingressos e por isso o fluxo de turistas costuma ser menor. Como o Parque Nacional da Tijuca, onde está o Cristo, restringe o número máximo de 1200 pessoas simultaneamente no platô superior da atração, quando esse número é ultrapassado, é necessário fazer ajustes na entrada de visitantes, o que pode gerar filas ao longo do dia. Ou seja, a melhor dica é procurar chegar o mais cedo possível para evitar stress e garantir sua entrada sem muitas filas.
2-) Se for de van, as estações do Largo do Machado e Copacabana são mais recomendadas, já que levam direto ao topo do Corcovado, com saídas de 15 em 15 minutos, sem paradas. Além disso, a estação da Praça do Lido (Copacabana) foi reformada recentemente e está com nova estrutura.
3-) Evite ir para a Estação Paineiras de carro. Não há estacionamento para atender toda a demanda de visitantes e corre-se o risco de não conseguir achar uma vaga ou parar em locais irregulares. Principalmente na alta temporada, e ainda com a realização das obras no Hotel Paineras, a recomendação é evitar ir para lá de carro (vá de taxi ou procure sair das outras estações das vans).
Todas essas informações são dos serviços oficiais que fazem a visita até o Corcovado. Tenha atenção para não comprar os ingressos de pessoas não autorizadas nem embarcar em veículos não oficiais. No caso das vans, elas são facilmente visíveis por terem amarca do Consórcio Paineiras-Corcovado.
Sabendo de tudo isso, Vambora então conhecer o Cristo Redentor de perto!
*** VEJA TAMBÉM:
- Hospedagem boa e barata no Rio de Janeiro, existe?
- Hotéis no Rio de Janeiro pelo Booking.com
- Todas as dicas do Rio no blog
Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora
Por: Blog Vambora
0 comentários:
Postar um comentário