Veganos e não veganos interessados em alimentos ricos em proteína e pobres em carboidratos e gorduras têm poucas fontes bem-organizadas de informação sobre alimentos (não só fontes vegetais) de proteínas –percebi isso quando fui buscar uma tabela justamente sobre o assunto.
Encontrei uma tabela feita por um usuário britânico do site Reddit. Como ele mesmo diz, não é completa, sequer extensa, mas é interessante por contemplar alimentos do dia a dia –ao menos na concepção dele.
Decidi traduzir para o português (ao menos a primeira parte). A lista é encabeçada pela proteína isolada de soja (97,6% proteína), a única fonte vegana até o 12º lugar (seitan, proteína de trigo). Listo abaixo as comidas veganas e suas porcentagens proteicas em relação à totalidade do valor calórico.
A ideia deste post não é contribuir para a hipervalorização da proteína na dieta –apesar de não haver consenso científico, há pouca evidência de que qualquer vegano típico precise de suplementação proteica.
Além disso, é preciso lembrar que os alimentos variam naturalmente em composição, além de as formas de processamento alterarem lote a lote, marca a marca, o valor nutricional.
- Proteína isolada de soja – 97,6%
- Seitan (proteína de trigo) – 78,4%
- Quorn (micoproteína) – 55,2%
- Tofu – 44,4%
- Edamame (soja verde) – 40%
- Tempeh (soja fermentada) – 39,2%
- Leite de soja – 36,4%
- Couve – 34,4%
- Brócolis – 33,6%
- Lentilha vermelha – 30,4%
- Feijão preto – 28,8%
- Feijão de corda (fradinho) – 27,6%
- Feijão enlatado sem tempero – 23,2%
- Grão de bico (garbanço) – 22,4%
- Amendoim – 17.6%
- Feijões mistos – 16.4%
- Amendoim em pasta/manteiga – 16%
- Castanha de caju – 14,8%
- Amêndoas – 13,6%
- Quinoa – 12%
- Hummus – 9,2%
Leia mais sobre proteína vegana no Guia Vegano e veja uma lista do site One Green Planet (em inglês) com boas fontes proteicas vegetais.
from VEG
0 comentários:
Postar um comentário