Sempre que alguém vem me visitar em Portugal, seja um parente ou amigo, eu tenho uma listinha de restaurantes e comidinhas que faço questão que a pessoa vá ou experimente. São sabores deliciosos e tipicamente portugueses. Claro, ninguém é obrigado a experimentar nada. Então, se você não gosta de ovo, não tem nada que provar os doces. Mas sugiro um pouco de coração aberto. Muitos sabores das comidas de Portugal podem te surpreender.
Leia também: Os principais pratos da culinária portuguesa
Bacalhau com Natas e Bacalhau à Lagareiro
Claro que todo mundo lembra de bacalhau quando se fala em Portugal. Mas é que existem mais de mil receitas diferentes da tradicional bacalhoada de domingo no Brasil. Tem dois pratos que eu acho muito representativos, tanto pelo sabor, quando pela diferença dos pratos brasileiros.
Crédito: Shutterstock
Bacalhau com natas é feito com o peixe em pedaços ou desfiado, gratinado no forno com creme de leite (as tais natas).
Crédito: Pixabay
Já o Bacalhau à Lagareiro é uma posta bem grande e alta de bacalhau grelhado ou assado, que acompanha batatas ao murro, com muito azeite e alho, às vezes numa cama de espinafres. Delícia total.
Pastel de Nata x Pastel de Belem
Me dá um siricutico toda vez que vejo algum amigo brasileiro postando uma foto de pastel de nata e chamando de pastel de Belém. Talvez eu já esteja em Portugal há muito tempo. A verdade é a seguinte: pastel de nata é aquele que você encontra em qualquer lugar. Na padaria e no bar de esquina sempre vai ter. Já o pastel de Belém é encontrando somente na pastelaria de Belém, em Belém, Lisboa – com uma receita supostamente secreta.
Se existe realmente uma diferença, ai vai do gosto de cada um.
Não deixe de colocar canela e açúcar de confeiteiro no Pastel de Nata
O grande truque para provar o melhor pastel de nata da sua vida é comer ele quentinho e novinho. Não adianta mandar aquecer (requentar) no microondas.. Procure uma pastelaria dessas que faz pasteis na hora – tem varias espalhadas nas cidades.
Francesinha
A francesinha não tem nada de francesa, é um prato típico do Porto que se popularizou no resto de Portugal. Basicamente: é pão, vários tipo de carne de vaca e porco, um molho especial, batata frita e, às vezes, um ovo. De “inha” não tem nada.
Crédito: Shutterstock
É tão popular que os melhores restaurantes de francesinha não estão só no Porto, mas também em cidades como Braga e Coimbra. Tem filas de portugueses na porta para apreciar o sanduíche. Vá comer com bastante fome ou leve alguém para dividir com você! Ahh, também é possível encontrar a versão vegetariana do prato.
Queijo da Serra da Estrela
O rei dos queijos portugueses. Uma delícia que pode ser cremosa – a ponto de você comer com colher ou curada, que é tão delicioso que dá vontade de nunca parar de provar. O queijo da serra é feito a partir de leite de ovelha, o que dá um sabor bem característico.
Crédito: Shutterstock
Além de comer o queijo em si, que você encontra em qualquer mercado ou supermercado (e agora pode até levar para o Brasil), se ver algum prato com queijo da serra no menu, pode saber: escolha sem medo de ser feliz. Outro dia provei um sanduíche de leitão com queijo da serra que era maravilhoso! Também dá para achar no Porto e em Lisboa um bolinho de bacalhau (que aqui eles chamam de pastel de bacalhau) recheado com queijo da serra. Hummmm.
Alheira
De todos os enchidos portugueses, acho a alheia a mais gostosa e de história mais curiosa. É uma espécie de linguiça, mas que não leva porco: carne de frango ou caça, misturada com farinha, ovo e muitos temperos, inclusive alho. Pode ser frita ou assada. Servida como entrada ou parte do prato principal, com arroz, salada e ovo.
Crédito: Shutterstock
O melhor é a história. A alheira é feita dessa forma porque os judeus precisam esconder sua própria religião. E uma das formas de provar que eles tinham se convertido ao cristianismo era comendo linguiça. Então, eles criaram essa linguiça disfarçada, tão temperada que não dava para saber que não tinha porco nenhum na mistura.
E você? Achou que eu sou pouco ousada nas indicações? Qual seu prato de comida portuguesa favorito ou imperdível? Compartilha com a gente nos comentários!
O post 5 comidas portuguesas para experimentar apareceu primeiro em 360meridianos.
Por: 360meridianos
0 comentários:
Postar um comentário