Do alto de Teufelsberg é difícil imaginar que a colina é feita de destroços. Durante o regime nazista, o lugar abrigava a Faculdade de Tecnologia Militar, porém o prédio foi desocupado no pós-guerra e 25 milhões de metros cúbicos de destroços que, dizem, vieram dos bombardeios a 400.000 casas de Berlim, foram jogados ali. Assim nasceu um dos pontos mais altos da cidade, uma colina artificial que se ergue a 114.7 metros acima do nível do mar. O lugar se converteu em um ponto estratégico e os americanos passaram a usá-lo como centro de espionagem para escutar o que diziam os soviéticos que ocupavam a outra parte da cidade durante a Guerra Fria.
As instalações desse período permanecem de pé. É possível subir um edificio em ruínas até a cobertura e, dali, acessar as torres acústicas que formavam o complexo. Essa é a parte mais divertida da visita. As enormes cúpulas de espionagem amplificam as vozes e proporcionam uma experiência divertida com os sons. Não conte a ninguém, mas eu passei uns bons minutos ali brincando de ser ofidioglota (entendedores entenderão).
Hoje o local pertence a um investidor privado que o adquiriu com a ideia de transformá-lo em um retiro de yoga, mas o projeto nunca foi para frente. Em lugar disso, Teufelsberg se transformou em uma galeria aberta de arte alternativa e em um espaço para atividades ao ar livre. Grafites de diversos artistas colorem as paredes dentro e fora do prédio.
Da cobertura, a vista das regiões de Grunewald, Berlim e Havel impressiona. Talvez isso tenha contribuído para tornar Teufelsberg um dos lugares mais populares entre os berlineses que buscam um respiro da cidade a poucos minutos do centro. No inverno, o lugar é perfeito para uma guerra de bolas de neve ou para deslizar em um trenó. No verão, ver o por do sol enquanto faz um piquenique com amigos é uma das atividades favoritas, mas também dá para voar de paragliding, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada na extensa área verde que cerca o complexo.
Teufelsberg – Como chegar
Pegue o S-Bahn, S9 ou S75 e desça em Heerstraße, ou ainda o S1 até Grunewald. Dali, é uma caminhada de uns 20 ou 30 minutos até a entrada pela estrada Drangonfly. A entrada custa 7 euros. Leve com você sanduíches e bebidas.
O post Teufelsberg, antigo centro de espionagem em Berlim apareceu primeiro em 360meridianos.
Por: 360meridianos
0 comentários:
Postar um comentário