Localizada na Serra Gaúcha, Gramado por muito tempo ficou marcada por ser um destino maravilhoso para se ir no inverno. Atraindo tantos turistas, a cidade se reinventou, com atrações que podem ser visitadas o ano todo. Mesmo assim, o inverno em Gramado é realmente uma época muito especial e combina com o clima de serra da região.
O inverno em Gramado tem temperaturas bem baixas, que podem até beirar zero graus. Geadas são comuns nessa época, além de algumas vezes ocorrer até neve! Mas quem não conseguir ver na natureza, há atrações como o Snowland (veja mais abaixo) para conseguir ver neve de perto!
Dos meses de maio a agosto é a época de mais frio na cidade, com muitas frentes frias passando pela região, então vá preparado, levando roupas quentes, bota, gorro, luvas, etc.
O que é muito comum na região também são os nevoeiros, que ocorrem no final e início do dia. Pode assustar a princípio, pensando que o tempo ficará fechado, mas depois é comum o céu abrir e aparecer o sol. Outra boa notícia é que nessa época de inverno a chance de precipitação é um pouco menor do que em outras do ano.
Confira então atrações que tem a cara do inverno em Gramado para curtir na cidade. Vambora!
5 atrações para curtir o inverno em Gramado
1-) Festival de cinema de Gramado
O Festival de cinema de Gramado é um dos mais importantes do segmento no Brasil e agita a cidade, ocorrendo geralmente no final de Agosto. Artistas e celebridades lotam a cidade, mas também, nós, pessoas comuns, podemos aproveitar muito o evento assistindo os muitos filmes e aproveitando as festas e premiere que sempre ocorrem nessa época.
Em 2017, o Festival de cinema de Gramado chega à sua 45ª edição, ocorrendo de 17 a 26 de agosto. Os ingressos variam de R$ 40 a R$ 140, podendo ser adquiridos através do link disponível no site oficial do Festival. + info: http://ift.tt/1MQNUDh
2-) Snowland
Com a natureza ajudando ou não, o Snowland é o lugar ideal para ver neve em Gramado, não só no inverno mas em qualquer época do ano. Bem próximo da entrada da cidade (para quem vem de Porto Alegre), o Snowland é um parque de diversões de neve indoor, com diversas atrações como pista de esqui e snowboard, patinação no gelo e até uma vila alpina.
Fica cheio o ano todo, mas especialmente no inverno, a procura é ainda maior. A entrada pode ser comprada com antecedência e é a melhor opção para entrar nessa época de alta temporada de inverno, já que as filas para quem não tem ingresso são bem comuns (e grandes).
O ingresso vale para o dia todo e é um lugar que agrada toda família, desde para quem quer praticar algum esporte, como ski, patinação e snowboard, até para quem nunca fez nada e só quer ficar curtindo o friozinho e neve. + info: http://bit.ly/2j18LZG
3-) Sequência de Fondue
Difícil achar uma comida que tenha mais cara de inverno do que Fondue e em Gramado, há uma variação incrível dessa comida tão deliciosa: a sequência de fondue!
Mais ou menos como num rodízio, nesse tipo de sequencia você experimenta todos os tipos possíveis de fondue: de queijo, carne e chocolate, tudo por um preço fixo. Existem diversos restaurantes especializados em fondue em Gramado, sendo os mais conhecidos o Le Chalet de La Fondue e a Maison de la Fondue. Existem diversos pela cidade, com preços mais chamativos (diga-se um pouco mais em conta), mas não espere a mesma qualidade dos ingredientes, ambiente e atendimento.
Não é uma das refeições mais baratas mas é uma daquelas experiências deliciosas e inesquecíveis que combinam muito com o inverno em Gramado!
4-) Chocolate
Gramado é provavelmente a cidade mais famosa do Brasil pelo chocolate e se tem uma época do ano que a gente fica com mais vontade de comer chocolate, é no inverno!
São mais de 30 fábricas de chocolate em Gramado, incluindo lojas e até atrações dedicadas totalmente ao doce, como o Mundo de Chocolate e o Reino do Chocolate. A primeira, da marca de chocolate Lugano, foi inaugurada em 2015 e mostra diversas esculturas feitas de chocolate de famosas atrações do mundo, como da Torre Eiffel e Cristo Redentor. Já o Reino do Chocolate, da marca Caracol, mostra mais a história do cacau, incluindo até a parte de uma fábrica de chocolate para ver como é a produção.
Por falar em marcas de chocolate de Gramado, as mais famosas e com lojas por toda cidade são a Caracol, Lugano, Prawer e Florybal. Dessas, pessoalmente a que gosto mais é da Lugano, com um chocolate com mais gosto de chocolate mesmo (e não só manteiga de cacau), mas é gosto pessoal. Só experimentando todas para decidir a sua favorita!
Aliás, nas lojas é muito comum haver degustação dos chocolates para saber qual levar, já que a variedade e diversidade é imensa!
Por fim, mas ainda no clima do chocolate, Gramado possui algumas confeitarias e cafés deliciosos também para comer doces. Para algo mais tradicional, passe na Casa do Colono, na Avenida Borges de Medeiros, verdadeiro paraíso para quem gosta de tradição e de comer bem, com itens produzidos pela comunidade de colonos local, incluindo geleias e cucas doces. Já quem quer algo mais gordinho, a dica é a Casa da Velha Bruxa, com crepes, Waffles e chocolate quente maravilhoso.
5-) Clima de romance e montanha nos hotéis de Gramado
Por fim, para deixar seu inverno ainda mais gostoso e aconchegante, há diversos hotéis em Gramado que tem clima romântico e decoração perfeita para aproveitar o frio.
Muitas construções em madeira, quartos com lareira, banheira e jacuzzi, fazem desses hotéis em Gramado ainda mais especiais para aproveitar durante o inverno.
Entre eles estão os ótimos Varanda das Bromélias e o St. Hubertus. Com cara de Europa, o Casa da Montanha e o Saint Andrews são lindos e além da decoração acolhedora, possuem serviços ótimos para aproveitar o frio, como chá da tarde e piscina interna aquecida, por exemplo.
Uma cidade que é deliciosa o ano todo, mas que fica ainda mais especial durante o frio. Vambora curtir o inverno em Gramado!
*** Veja mais dicas de GRAMADO no blog:
– Hotéis e Pousadas em Gramado: Onde se hospedar na cidade
– O que fazer em Gramado, do básico ao inusitado
– As melhores comidinhas e restaurantes em Gramado
– TODAS as dicas de GRAMADO no blog
Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora
Por: Blog Vambora
0 comentários:
Postar um comentário