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Boom da internet na China começa a diminuir


(SÃO PAULO) – Justamente quando o índice composto Nasdaq cresce ao pico do recorde alcançado na era .com, o ânimo com o boom da internet na China está diminuindo.


Metade dos 14 chineses ".com" que estrearam nos EUA no ano passado estão agora sendo negociados abaixo de seus preços iniciais de venda. Mesmo a Alibaba, uma das que ainda têm aumento nos preços, caiu 28% ante a sua alta recorde em novembro. Na média, as 14 ações chinesas caem 3,1% nesse ano, em comparação com um avanço de 6,1% do Nasdaq em 20 de março.


A confiança do investidor, tão alta quando a Alibaba trouxe sua oferta pública inicial de US$25 bilhões em setembro passado, está sendo minada agora apor uma onda de ganhos baixos em companhias chinesas de tecnologia . Aquelas que começaram a ser negociadas no ano passado, como a Weibo e a Momo, não conseguiram entregar o lucro que os investidores esperavam.


“O mercadoa está nervoso”, diz o estrategista Michael Wang, da Amiya Capital LLP em Londres. “Se os investidores vão ou não voltar é questionável”.


Os desapontamentos com ganhos – e a queda das ações – é claramente um resultado em parte da desaceleração da segunda maior economia do mundo, mas uma observação dos medidores de ações chineses mais largos mostram que essa não pode ser a única explicação. O índice de referência em Xangai cresceu 13% nesse ano até sexta-feira, parte do rali de 78% desde o meio de 2014, e o medidor da Bloomberg de ações chinesas negociadas em Nova York cresceu 5,1%.


Perdas trimestrais


O índice composto de Xangai cresceu 2%, para 3.687,73, completando o nono dia de ganhos na maior faixa de ganhos desde 2007.


Sustentados pela perspectiva de investimentos do maior mercado de internet, com 649 milhões de usuários, investidores asseguraram maiores valorações para as companhias chinesas do que suas colegas nos EUA nos IPOs. Competição intensa e gastos de ganhos, entretanto, estão tendo um papel no crescimento dos lucros, fazendo com que investidores agora diminuam novamente essas valorações,


Dezesseis das 18 companhias de intenet e tecnologia na referência da Bloomberg para a China mostraram ganhos no quarto trimestre acima do que analistas previam, incluindo a companhia de pesquisas Baidu e o site Youku Tudou. A porcentagem de ações que escorregou para baixo de seus níveis de IPO nesse ano foi a mais alta desde 2011, quando uma série de escândalos corporativos diminuiu a confiança dos investidores, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.


Weibo e WeChat


A Momo, cujo app de encontros é semelhante ao Tinder, disse que perdeu US$2,5 milhões no quarto trimestre conforme aumentou gastos com marketing para promover sua marca. A ação caiu 8%nesse mês, estendendo o declínio para 23% desde dezembro, quando aumentou US$248 milhões. Enquanto a valoração caiu para cerca de 20 vezes as vendas, ante quase 300 vezes no momento do IPO, ainda é mais cara que o Facebook, que tem um múltiplo de 18.


A assessoria de imprensa da empresa disse que a Momo está focando em uma estratégia de longo prazo e ainda é muito cedo para julgar seu sucesso.


A Weibo, que opera um site similar ao Twitter, caiu mais de 21%, perdendo US$1,4 bilhão em valor de mercado desde o seu lançamento em novembro, em meio a competições com o WeChat, da Tencent. As vendas cairão a US$93 milhões nesse trimestre, ante US$105 milhões no período anterior, disse a companhia em 10 de março.


Investidores estão preocupados de que a decisão da Tencent de começar a vender anúncios na plataforma móvel de mensagens pode afastar alguns anunciantes do Weibo, disse o analista Yue Yao por email no dia 15 de março. A Weibo tem 175,7 milhões de usuários mensais, menos da metade do WeChat.


IPO


Quando perguntado sobre a performance da companhia, o porta-voz Julien Gong Min se referiu a comentários do CEO Wang Geofei durante uma conferência em 10 de março, quando disse que a competição do WeChat beneficiará todas as companhias, por que “aumenta a escala gera da indústria”.


Alguns IPOs do ano passado não tiveram a performance esperada, mas isso não acabará com o interesse dos investidores nas companhias chinesas, de acordo com analistas da 86Research, Rosenblatt Securities e JG Capital Corp. Seis companhias chinesas, incluindo o Sogu, podem abrir capital em Nova York nesse ano, eles estimam.


O buscador Sogu, controlado pela Sohu.com, paneja um IPO nos EUA para o segundo semestre desse ano, com um valor de mais de US$3 bilhões, disseram pessoas com conhecimento do assunto na semana passada. As pessoas pediram para não ser identificadas.


Investidores mais seletivos


“Investidores serão um pouco mais seletivos nesse ano, mas ainda há muito interesse no setor”, disse Cheng Cheng, analista na Pacific Securities LLC no dia 18 de março.


O premiê chinês Li Keqiang disse em reuniões no National People’s Congress nesse mês que a China promoverá o desenvolvimento em áreas como internet móvel, computação em nuvem e big data, buscando uma “economia liderada pela inovação”.


Grandes investidores podem estar mudando seus fundos de companhias listadas nos EUA para seus mercados domésticos, após o índice composto de Xangai entrar no mercado norte-americano, de acordo com Jun Zhang, gerente de pesquisa na Rosenblatt Securities. O medidor doméstico encostou numa alta de cinco anos no dia 18 de março, em especulação de que o governo pode tomar medidas para impulsionar a economia.


Enquanto a Youku, uma small-cap, caiu 39% desde sua alta em novembro nos EUA, a rival Leishi, que é negociada no índice de Xangai, cresceu 114% no mesmo período.


“Conforme as ADRs perdem apoio doméstico, muitos investidores estrangeiros sairão também”, disse Zhang por telefone. “Investidores de longo prazo norte-americanos tendem a evitar companhias small-ca chinesas se seu investimento doméstico não está lá”.





Por: InfoMoney : Bloomberg

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