Novidades:
Pesquisando...

Governo federal entregará 31 mil cisternas em Pernambuco em 2015

Serão 25 mil são para o consumo humano e outras 6 mil tecnologias sociais para apoiar a produção da agricultura familiar



por Portal Brasil publicado: 11/03/2015 18h54 última modificação: 11/03/2015 18h54




Para apoiar a convivência da população de Pernambuco com a seca, serão construídas 31 mil cisternas para famílias pobres da zona rural do estado em 2015. Destas, 25 mil são unidades de captação de água da chuva para o consumo humano e 6 mil são tecnologias sociais de apoio à produção.


O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), em Recife, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e pelo governador Paulo Câmara.


O governo federal já repassou R$ 145 milhões ao estado para esta e outras ações que estão em andamento. “Conseguimos mudar a face do Nordeste com a entrega de 1,1 milhão de cisternas. Sem as cisternas, sem o Bolsa Família e sem outros programas sociais, os efeitos dessa estiagem seriam muito piores”, avaliou Tereza Campello, lembrando que não há êxodo, nem saques.


Universalização do acesso à água


Também ficou acertada a parceria entre os governos federal e estadual para a construção de 1,8 mil cisternas em escolas rurais do Pernambuco até 2016, o que significa a universalização do acesso à água em escolas no campo do estado.


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ficou responsável pela entrega de 906 unidades que já estão contratadas junto à Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). “Chegaremos em 2016 sem ter crianças pernambucanas fora da escola por falta de água”, disse a ministra.


O governador pernambucano, Paulo Câmara, celebrou a parceria com o MDS nas ações de acesso à água para a população mais pobre. “Não temos controle com relação às chuvas, mas podemos nos planejar para a sua ausência e deixar nossa população cada vez mais em condição de conviver bem com essa situação”, ressaltou.


Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social





Por: RSS - Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário